Tóquio, Japão – Sanae Takaichi foi reeleita primeira-ministra do Japão nesta quarta-feira (18), durante sessão especial da Dieta e após histórica vitória do Partido Liberal Democrático (PLD) nas eleições do dia 8 de fevereiro. As informações são do Kyodo News.
O gabinete de Takaichi renunciou em massa antes do início da sessão de 150 dias no parlamento, conforme exigido pela constituição. Ela foi escolhida como primeira-ministra em sessão da Câmara dos Representantes e deve apresentar seu novo gabinete ainda no final de quarta-feira (18). Especula-se que todos os ministros de sua gestão anterior devem continuar nos cargos.
Espera-se que a primeira-ministra reeleita conceda uma coletiva de imprensa para explicar políticas fiscais e sua promessa de campanha de suspender o imposto sobre consumo de alimentos por dois anos.
A Câmara dos Representantes elegeu Eisuke Mori, parlamentar do PLD e ex-ministro da Justiça, como seu presidente, e Keiichi Ishii, membro da principal oposição da câmara, a Aliança De Reforma Centrista, como vice-presidente.
Como a sessão parlamentar ordinária, que dura 150 dias e pode ser prorrogada, terminou em apenas um dia, a Dieta convocará uma sessão extraordinária de 150 dias, de quarta-feira (18) até 17 de julho, com as deliberações inicialmente focadas na proposta de orçamento para o ano fiscal de 2026, a partir de abril.
A reeleição de Takaichi veio após a conquista histórica do PLD de 316 das 465 cadeiras na Câmara Baixa, um aumento em relação às 198 que possuía antes da eleição, sendo a primeira vez que um único partido garante uma maioria massiva no período pós-guerra.




