Tóquio, Japão – O Partido Liberal Democrático (PLD) da primeira-ministra, Sanae Takaichi, ganhará a maioria na Câmara dos Representantes com a entrada de três parlamentares independentes, segundo informações do The Asahi Shimbun.
Os três independentes são: Takeshi Saiki, Hiroki Abe e Tadashi Morishima. Eles estão atualmente filiados ao seu próprio bloco de três membros, o Kaikaku No Gai (Grupo da Reforma). Os deputados devem se reunir ainda nesta sexta-feira (28) para formalizar a entrada no PLD junto ao secretário-geral do partido, Shunichi Suzuki.
Saiki, Abe e Morishima eram anteriormente membros do Nippon Ishin (Partido da Inovação do Japão), mas renunciaram em setembro devido à insatisfação com a gestão do partido. O trio também ajudou o PLD a garantir a maioria na Câmara Baixa quando elegeu Takaichi como primeira-ministra no mês passado.
A decisão de se alinharem ao PLD aumentará a força da coligação na Câmara Baixa de 230 para 233 assentos, atingindo a maioria na câmara de 465 assentos. O momento é crucial para o governo do PLD e para seu parceiro minoritário na coligação, o Nippon Ishin.
A atual sessão extraordinária da Dieta deverá debater o orçamento suplementar para o ano fiscal de 2025. A sessão legislativa regular do próximo ano se concentrará no orçamento para o ano fiscal de 2026.
Embora a coalizão agora detenha a maioria na Câmara dos Representantes, ainda faltam cadeiras na Câmara Alta, onde o PLD e o Nippon Ishin controlam juntos 119 assentos, seis a menos do que o necessário para a maioria. Os líderes do partido estudam a possibilidade de incorporar mais independentes para fortalecer sua posição na Dieta.




