Tsu, Japão – O empresário Tsuyoshi Ishikawa, 51 anos, nascido no Brasil, anunciou na sexta-feira (18) sua candidatura à eleição para governador da província de Mie, marcada para o dia 7 de setembro, informaram as emissoras CBC, NHK e outras mídias locais.
Ishikawa nasceu em São Paulo e se mudou para o Japão ainda jovem, adquirindo posteriormente a nacionalidade japonesa. Atualmente, ele é presidente de uma construtora em Tsu (Mie) e pretende disputar o cargo como candidato independente, sem filiação partidária.
O empresário destacou a importância de fortalecer a economia local como forma de frear o declínio populacional, apontando a necessidade de atrair empresas por meio da melhoria da infraestrutura de transportes e da reforma tributária.
“Se eu me tornar governador, quero abolir o imposto residencial da província (kenminzei/県民税). Essa é minha prioridade número um.”, afirmou Ishikawa.
“O governo da província deve estar ao lado dos cidadãos. O governador e a assembleia precisam trabalhar com base nesse princípio. Eu defendo uma administração voltada para o povo”, disse.
Esta não é sua primeira tentativa eleitoral: ele já concorreu ao governo de Mie há quatro anos e também disputou a prefeitura de Tsu há dois anos, mas não foi eleito em nenhuma das ocasiões.
No pleito deste ano, o atual governador Katsuyuki Ichimi já confirmou sua intenção de buscar a reeleição. O Partido Comunista Japonês também está em processo de escolha de um candidato.
Foto: Reprodução/JNN
Tsuyoshi Ishikawa durante coletiva de imprensa em Mie




