Rio de Janeiro/Tóquio – O primeiro-ministro Shigeru Ishiba deverá convidar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para vir ao Japão como convidado de Estado, publicou o Asahi, com base em fontes do governo japonês. Ishiba participou da cúpula do G20 realizada na segunda-feira (18) e nesta terça-feira (19) no Rio de Janeiro.
A visita deverá ocorrer em março do ano que vem, quando será celebrado o 130º aniversário das relações diplomáticas entre o Japão e o Brasil.
O Brasil ostenta a maior diáspora japonesa do mundo e as empresas japonesas têm um grande interesse nos recursos do país, como biocombustíveis e também em outros setores.
Durante a esperada visita de Lula, estima-se que os dois países trabalhem para estabelecer uma estrutura de parceria estratégica entre o Japão e o Mercado Comum do Sul (Mercosul), o bloco comercial sul-americano.
A estrutura se concentrará em promover a cooperação mutuamente benéfica em comércio e investimento, segundo um alto funcionário do Ministério das Relações Exteriores do Japão.
Outro ponto que os dois lados poderão discutir é o fortalecimento das cadeias de suprimentos para commodities como grãos para ração e metais raros, bem como a cooperação em segurança econômica.
Tanto o Japão quanto o Brasil, além de Alemanha e Índia, formam o G4, grupo de nações que buscam assentos permanentes no Conselho de Segurança da ONU.
Na programação japonesa, em março de 2025 Lula receberá o mais alto nível de hospitalidade como convidado de estado, incluindo um banquete oferecido pelo imperador Naruhito e pela imperatriz Masako no Palácio Imperial.
Foto: Ricardo Stuckert/PR
O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva durante a cúpula do G20, no Rio de Janeiro
“Não é mérito do governo”: Takaichi recebe críticas após dizer que preço da gasolina no Japão é metade do valor na Europa
Tóquio, Japão - A tentativa de destacar o preço da gasolina no Japão como “metade” do praticado na Europa acabou...
Read moreDetails




