Lima – O primeiro-ministro japonês, Shigeru Ishiba, teve sua primeira reunião com o presidente chinês, Xi Jinping, em Lima, Peru, na manhã deste sábado (horário de Tóquio), durante a cúpula da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec). Ambos discutiram a construção de uma relação bilateral construtiva e estável, informou a emissora NHK.
Em um encontro de pouco mais de meia hora, Ishiba enfatizou que Japão e China têm responsabilidades significativas para a paz e prosperidade regional e global. Ele propôs a promoção de uma “relação estratégica de benefício mútuo” e desejou estabelecer um diálogo franco e contínuo com Xi.
O primeiro-ministro também expressou preocupações sobre as atividades militares chinesas no Mar da China Oriental e ao redor do Japão. Xi Jinping afirmou o compromisso de manter uma relação construtiva e estável, destacando que os dois países devem ser parceiros, e não inimigos.
Os dois líderes discutiram a implementação do acordo recente para reabrir a importação de produtos pesqueiros japoneses pela China, relacionado à liberação de água tratada da usina de Fukushima no mar.
Xi também mencionou a reabertura das exportações de carne bovina japonesa e a expansão das exportações de arroz.
Ishiba pediu garantias de segurança para japoneses na China, após um incidente trágico envolvendo a morte de um estudante japonês. Xi prometeu garantir a segurança de todos os estrangeiros, incluindo japoneses.
Apesar de diferenças, ambos concordaram em manter reuniões regulares para reduzir questões pendentes e aumentar a cooperação. Ishiba enfatizou a necessidade de resultados concretos que beneficiem os cidadãos de ambos os países.
O premiê japonês destacou que a reunião foi produtiva e reafirmou a importância de trocas frequentes em diferentes níveis, incluindo encontros entre líderes, para fortalecer as relações bilaterais.
Após deixar o Peru, Ishiba viajará ao Brasil para participar da cúpula do G20 no Rio de Janeiro, entre segunda (18) e terça-feira (19), e depois disso pretende se encontrar nos EUA com o presidente eleito Donald Trump.
Foto: Reprodução/NHK
Primeiro-ministro japonês, Shigeru Ishiba, com o presidente chinês, Xi Jinping, em Lima




