Tóquio, Japão – O Partido Democrático do Povo, de oposição moderada ao governo, apresentou nesta terça-feira (28) uma proposta que prevê o pagamento de ¥50 mil ainda este ano como forma de amenizar o impacto da inflação sobre a população, especialmente entre famílias de baixa e média renda.
A medida faz parte de um pacote elaborado diante do agravamento da situação no Oriente Médio, que já começa a refletir na economia japonesa, principalmente com a alta nos preços dos combustíveis.
O documento também sugere outras ações emergenciais para conter o avanço do custo de vida.
Entre elas, está a manutenção de subsídios para reduzir os preços de eletricidade e gás até setembro, além da isenção da tarifa básica de água.
O partido também defende a elaboração rápida de um orçamento suplementar para garantir os recursos necessários às medidas. Elas devem ser oficialmente apresentadas ao governo em breve.
Cenário internacional “extremamente incerto”
No texto, a legenda descreve o cenário internacional como “extremamente incerto” e ressalta a necessidade de respostas de longo prazo.
De acordo com a proposta, já há impactos na oferta de insumos essenciais para a vida cotidiana, impulsionados principalmente pela alta do petróleo.
O aumento dos preços, combinado com o risco de desaceleração econômica, levanta preocupação com um possível quadro de estagflação — situação em que inflação elevada e crescimento fraco ocorrem ao mesmo tempo. O líder do partido, Yuichiro Tamaki, já vinha alertando para esse cenário.
O plano também inclui a continuidade dos subsídios para combustíveis até setembro. Para garantir o fornecimento de energia, o partido propõe acelerar a reativação de usinas nucleares, desde que cumpram critérios de segurança. E também ampliar a utilização de usinas termelétricas a carvão.





O Japão já foi um país amigável, daqui pra frente vai ser muito difícil para todos os estrangeiros e turistas para entrar aqui no Japão 🇯🇵 .
Este partido,senão me engano, é a minoria no parlamento!?
Sendo assim,as chances disso serem aprovadas: são zero!
Até para zerar o imposto sobre o consumo,estão ainda estudando sobre esta possibilidade,e estão até dizendo em manter uma certa porcentagem pro país não falir de vez!
Única coisa que está no estágio final, é aquela lei,que,quem for renovar o visto daqui um tempo,pagará quase 100% do valor atual!
Isso aí,o governo nem pensou duas vezes,para aprovar!