Kuala Lumpur – Autoridades do Brasil e dos Estados Unidos se reúnem nesta segunda-feira (27), na Malásia, para discutir a redução de tarifas sobre produtos brasileiros, informou a CNN.
As negociações são resultado direto do encontro entre os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e dos EUA, Donald Trump, realizada no domingo (26).
Segundo o analista Américo Martins, da CNN, o clima nas negociações desta segunda-feira é otimista, embora ainda não haja decisões concretas.
Lula argumenta e Trump reage positivamente
Durante o encontro, Lula defendeu que as tarifas de até 50% aplicadas a alguns produtos brasileiros não beneficiam os Estados Unidos.
Trump respondeu de forma positiva, determinando que as equipes dos dois países iniciassem imediatamente as negociações para reavaliar as taxas.
O chanceler Mauro Vieira e o secretário do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Márcio Rosa, formam a delegação brasileira.
Representam os EUA o secretário de Estado, Marco Rubio, e o secretário do Tesouro, Scott Bessent.
O principal objetivo da reunião é discutir a suspensão ou redução das tarifas e definir quais setores econômicos poderão se beneficiar das mudanças.
Expectativa por avanços rápidos
Antes das reuniões, Trump afirmou à imprensa que as negociações devem avançar rapidamente.
Os dois líderes se encontraram em Kuala Lumpur, capital da Malásia, durante a 47ª cúpula da Asean (Associação de Nações do Sudeste Asiático).
Lula disse que tinha uma “longa pauta” a discutir com Trump e que estava otimista com o avanço das relações bilaterais, destacando a importância de manter um relacionamento “civilizado e construtivo” entre Brasil e EUA.
Trump também se mostrou confiante. “Acho que conseguiremos fechar alguns bons acordos e acabar tendo um ótimo relacionamento”, disse o republicano.
Tarifas e negociações bilaterais
Questionado sobre a possível redução das tarifas ao Brasil, Trump afirmou: “Vamos discutir isso por um tempo. Sabemos o que cada um quer.”
O chanceler Mauro Vieira confirmou que Trump concordou em negociar rapidamente.
“Teremos negociações com vistas à suspensão das tarifas, já que são aplicadas a um país com o qual os Estados Unidos têm superávit”, explicou.
Vieira não definiu um prazo, mas espera concluir o acordo em poucas semanas.
“A reunião foi muito positiva. Esperamos encerrar uma negociação bilateral que trate de cada setor afetado pela tributação americana ao Brasil”, afirmou.




