São Paulo – A Honda anunciou na semana passada um investimento de R$ 1,6 bilhão em suas operações de motocicletas no Brasil até 2029. O aporte faz parte da estratégia da marca para reforçar a liderança no mercado nacional e impulsionar a produção na fábrica de Manaus (AM).
De acordo com a fabricante, o mercado de motocicletas no Brasil continua em expansão, impulsionado pela busca por mobilidade rápida, econômica e versátil.
A Honda aposta nesse cenário para ampliar a capacidade produtiva, lançar novos modelos e modernizar processos industriais.
Com o investimento, a unidade de Manaus alcançará uma capacidade de 1,6 milhão de motocicletas por ano até 2026. O plano inclui novas linhas de produção, mudanças de layout, equipamentos de alta tecnologia e melhoria na eficiência operacional.
“A Honda acredita no Brasil e segue comprometida com o desenvolvimento local. Portanto, este novo ciclo reforça nossa confiança no país, nos parceiros e nos consumidores brasileiros”, afirmou Arata Ichinose, presidente da Moto Honda da Amazônia.
Geração de empregos e desenvolvimento regional
A expansão criará cerca de 350 novos empregos diretos, fortalecendo a economia local, de acordo com a empresa. Desde 1976, a Honda contribui para o desenvolvimento sustentável da Amazônia, gerando empregos qualificados e capacitação profissional.
A fábrica em Manaus também apoia a preservação ambiental. Assim, desestimula atividades baseadas na exploração de recursos naturais e adota práticas de produção ecoeficientes.
Lançamento de novos modelos
O novo ciclo de investimentos trará motocicletas inéditas e versões atualizadas dos modelos mais populares da marca. Assim, as novidades prometem melhor desempenho, segurança e conectividade, além de motores mais econômicos e sustentáveis.
Hoje, o portfólio nacional da Honda conta com 20 modelos produzidos localmente e sete importados, com cilindradas entre 110cc e 1.800cc — o mais amplo do país. Além disso, a marca atende desde motociclistas urbanos e profissionais até entusiastas de alta cilindrada.
Modernização da fábrica de Manaus
A planta da Honda em Manaus é a mais verticalizada do grupo no mundo, produzindo internamente componentes como chassis, rodas, assentos e motores.
De acordo com a empresa, o novo investimento vai modernizar a estrutura. Isso inclui melhorias logísticas, automação de processos e ambiente de trabalho aprimorado, garantindo maior agilidade e competitividade.
Expansão e exportação
Atualmente, a unidade de Manaus produz cerca de 6.500 motocicletas diariamente. Parte dessa produção abastece o mercado interno e outra é exportada para 17 países, incluindo Estados Unidos, Austrália e México.
A empresa emprega mais de 9 mil trabalhadores diretos e mantém uma rede com mais de 1.100 pontos de venda em todas as regiões do Brasil, além de 120 fornecedores nacionais de peças e matérias-primas.
Rumo aos 50 anos de produção
O anúncio marca o início das preparações para os 50 anos de produção de motocicletas Honda no Brasil, comemorados em 2026.
De acordo com a empresa, desde o início das operações em Manaus, a marca já produziu mais de 31 milhões de unidades, consolidando-se como a maior fabricante de veículos motorizados do país.



