Tóquio, Japão – O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, embarcou na sexta-feira (11) em missão oficial para o Japão, onde permanecerá até o dia 21 de julho. Acompanhado da coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado, secretários estaduais e representantes do setor produtivo, o chefe do Executivo goiano cumprirá agenda em cidades estratégicas, como Tóquio, Yokohama, Hamamatsu, Okazaki, Osaka e Seki.
O objetivo é atrair novos investimentos, fortalecer parcerias comerciais e apresentar as potencialidades econômicas de Goiás ao mercado japonês, no sentido de estreitar as relações de negócios bilaterais. Durante a missão, o governador participará de reuniões com autoridades dos principais ministérios japoneses, incluindo os da Agricultura, Florestas e Pesca; Economia, Comércio e Indústria e Negócios Estrangeiros.
Entre os compromissos com o setor privado, destacam-se visitas à sede da Mitsubishi e à startup Tsubame BHB Ammonia. A multinacional do ramo automobilístico, que possui uma fábrica em Catalão, está em processo de expansão. Já a Tsubame desenvolve tecnologia de produção de amônia verde, que poderá ser implementada em uma usina no município de Mineiros, contribuindo para a inovação na produção de fertilizantes agrícolas.
A missão inclui ainda a participação na Expo Osaka 2025, um dos maiores eventos internacionais voltados à inovação, sustentabilidade e intercâmbio entre países. No pavilhão brasileiro, o governador terá a oportunidade de apresentar Goiás a uma audiência global, reforçando a imagem do estado como polo de desenvolvimento e destino atrativo para negócios.
A programação contempla uma palestra do governador em Hamamatsu, durante evento do Consulado-Geral do Brasil, com o tema “Goiás é exemplo de gestão para o Brasil”, e encontros institucionais com autoridades locais, como representantes dos ministérios da Economia, Comércio e Indústria; Agricultura, Florestas e Pesca; Negócios Estrangeiros e da Prefeitura da cidade de Seki.
Indústria automotiva
O titular da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), Joel de Sant’Anna Braga Filho, é um dos integrantes da missão, que busca consolidar Goiás como polo de excelência na produção de veículos, especialmente no segmento de híbridos, além de atrair investimentos em tecnologias industriais avançadas.
“O Japão é berço de grandes montadoras, como a Mitsubishi, já instalada em Goiás. Nosso foco é apresentar as vantagens competitivas do estado, como a localização estratégica, a mão de obra qualificada e a infraestrutura industrial consolidada, para atrair novos investimentos e fomentar alianças que nos ajudem a avançar ainda mais na cadeia automotiva”, afirmou o secretário.
A principal agenda da missão será a visita oficial à fábrica da Mitsubishi Motors no Japão, que recentemente anunciou investimentos de R$ 4 bilhões até 2032, em Goiás. A montadora japonesa mantém uma unidade produtiva no município de Catalão (GO) há mais de três décadas, sendo um dos pilares da indústria automotiva no estado.
O objetivo da visita é estreitar os laços institucionais, reforçar a confiança da empresa no ambiente de negócios em Goiás e discutir ações para ampliação ou modernização da planta goiana, com foco na exportação em grande escala para toda a América do Sul.
Na semana passada, Sant’Anna esteve em São Paulo com o CEO da HPE Automotores, representante oficial das marcas Mitsubishi Motors e Suzuki Veículos no Brasil, Mauro Luís Corrêa, e com o vice-presidente Reinaldo Muratori, para acertar os detalhes da missão ao Japão e tratar dos investimentos já realizados pela montadora em Goiás.
Entre os destaques estão o lançamento do novo Outlander híbrido, da nova L200 e as melhorias no Eclipse. A empresa também está desenvolvendo três novos produtos com potencial de exportação a partir do estado para toda a América do Sul.
Atualmente, além da Mitsubishi, Goiás abriga importantes plantas do setor automotivo, com um crescente ecossistema de fornecedores e fabricantes de autopeças. A intenção da SIC é consolidar o estado como um dos centros mais dinâmicos do setor no Brasil, criando um ambiente propício à inovação industrial, à sustentabilidade e à geração de empregos qualificados.
Texto da Agência Cora Coralina de Notícias




