Tóquio, Japão – Após quatro dias de compromissos oficiais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva concluiu sua visita de Estado ao Japão nesta quinta-feira (27), classificando-a como a mais importante das cinco que já realizou ao país:
“Saio do Japão muito satisfeito. Essa foi a visita mais importante que fiz ao Japão”, disse o presidente em uma coletiva de imprensa nesta quinta-feira, antes de embarcar para o Vietnã, onde também terá encontros com as autoridades locais para estreitar as relações diplomáticas e comerciais.
A viagem ao Japão resultou na assinatura de dez acordos formais e quase 80 instrumentos de cooperação em áreas estratégicas como energia, agricultura, ciência e tecnologia, educação, saúde, aviação civil e clima.
Uma das maiores novidades foi o anúncio da compra de 15 jatos da Embraer pela companhia aérea japonesa ANA, num negócio estimado em R$ 10 bilhões.
Parceria comercial e estratégica
Durante os encontros, Lula enfatizou a necessidade de retomar o vigor das relações comerciais, que já chegaram a movimentar US$ 17 bilhões anuais em 2011, mas atualmente caíram para cerca de US$ 11 bilhões.
“Temos um problema a resolver. É preciso retomar uma relação comercial muito forte com o Japão”, disse o presidente, que defendeu ainda a criação de um acordo comercial entre o Japão e o Mercosul, especialmente com sua futura presidência do bloco regional.
“Se depender de mim, vamos trabalhar como fizemos com a União Europeia para que aconteça um acordo com o Japão.”

Carne brasileira e recuperação ambiental
Outro tema central foi a abertura do mercado japonês à carne brasileira, atualmente barrada por questões sanitárias. Lula afirmou que o Brasil está pronto.
“A carne brasileira tem muita qualidade e está livre de febre aftosa. O primeiro-ministro (Shigeru Ishiba) prometeu enviar especialistas o mais rápido possível. Acredito que ainda este ano teremos uma solução.”
Ishiba sugeriu a formação de um grupo para o acompanhamento do setor e manifestou a disposição de enviar especialistas sanitários para coletar informações, inspecionar as condições da produção de carne bovina do país e avançar mais rapidamente para as próximas etapas de abertura do mercado.
O Japão importa cerca de 70% da carne bovina que consome, o que representa aproximadamente US$ 4 bilhões ao ano. Desse total, 80% são importados dos Estados Unidos e da Austrália, históricos aliados do país.
No caso do Brasil, o processo de negociação para exportar a carne bovina ao Japão vem sendo conduzido há mais de 20 anos. O último protocolo já está sendo debatido há cinco anos.
O presidente também convidou o Japão a participar de projetos de recuperação de 40 milhões de hectares de terras degradadas no Brasil, reforçando o histórico de cooperação entre os países no desenvolvimento do Cerrado. “Podemos transformar essa área em uma nova fronteira agrícola maior que Portugal. Podemos produzir o que quisermos.”

Agenda do presidente no Japão
Lula chegou ao Japão na segunda-feira (24) e, na terça-feira (25) de manhã, participou da cerimônia de boas-vindas, com honras militares, no Palácio Imperial, na capital japonesa. Após reunião reservada com o casal imperial e almoço privado, o presidente se encontrou com empresários brasileiros ligados à Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec) para debater a abertura do mercado japonês ao setor.
Lula participou ainda de jantar oferecido a ele e à primeira-dama Janja Lula da Silva pelo imperador do Japão, Naruhito, e a imperatriz Masako. Na ocasião, pediu o “firme engajamento” do Japão na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP30), que será realizada em novembro, em Belém, no Pará.
Nesta quarta-feira (26), o presidente teve o dia mais cheio da visita ao Japão, que está 12 horas à frente do horário oficial de Brasília. A agenda começou com representantes de sindicatos japoneses. Em postagem nas redes sociais, Lula afirmou que o objetivo foi falar de questões trabalhistas e de como melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores no Brasil e no Japão.
O presidente também falou no Fórum Empresarial Brasil-Japão. Pelo lado brasileiro, estiveram presentes empresários dos setores de alimentos, agronegócio, aeroespacial, bebidas, energia, logística e siderurgia. No evento, Lula convocou os japoneses a investirem no Brasil e criticou o crescimento do negacionismo climático e do protecionismo comercial. Foi anunciado acordo da Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer) com a ANA, maior companhia aérea japonesa, para a compra de 20 jatos E-190.
Após outras reuniões bilaterais, Lula se encontrou com o primeiro-ministro do Japão, Shigeru Ishiba, no Palácio Akasaka, para firmar os compromissos entre os dois países. Foram dez acordos de cooperação em áreas como comércio, indústria e meio ambiente, além de 80 instrumentos entre entidades subnacionais como empresas, bancos, universidades e institutos de pesquisas.
Os dois países também anunciaram um plano de ação para revitalizar a Parceria Estratégica Global, um nível mais elevado nas relações diplomáticas estabelecidas desde 2014. Na sequência, foi oferecido um jantar a Lula e à comitiva.

Veja a lista dos acordos assinados entre Brasil e Japão:
- Plano de Ação para a Parceria Estratégica e Global Brasil-Japão (2025-2030)
- Memorando de Cooperação entre o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima da República Federativa do Brasil e o Ministério do Meio Ambiente do Japão
- Memorando de Cooperação entre o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços da República Federativa do Brasil e o Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão sobre a Iniciativa de Integração Industrial Brasil-Japão
- Memorando de Cooperação entre o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o Ministério de Minas e Energia, o Ministério das Relações Exteriores e o Ministério de Portos e Aeroportos da República Federativa do Brasil e o Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão sobre a Iniciativa para Combustíveis Sustentáveis e Mobilidade (ISFM)
- Memorando de Cooperação em Educação entre o Ministério da Educação da República Federativa do Brasil e o Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia do Japão
- Memorando de Cooperação na área de Tecnologias da Informação e Comunicação e inclusão digital entre o Ministério das Comunicações da República Federativa do Brasil e o Ministério de Assuntos Internos e Comunicações do Japão
- Carta de Intenções entre o Ministério da Agricultura e Pecuária e o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar da República Federativa do Brasil, e o Ministério dos Negócios Estrangeiros e o Ministério da Agricultura, Silvicultura e Pesca do Japão para Reforçar a Cooperação nos Domínios da Recuperação de Pastagens e Terras Agrícolas Degradadas no Brasil
- Memorando de Cooperação entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação da República Federativa do Brasil e o Governo do Japão na Área de Ciência, Tecnologia e Inovação
- Memorando de Cooperação entre o Ministério da Saúde da República Federativa do Brasil e o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar do Japão
- Memorando de Cooperação entre o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional da República Federativa do Brasil e o Ministério da Terra, Infraestrutura, Transporte e Turismo do Japão e o Gabinete de Governo em Redução de Riscos de Desastres Relacionados a Água
Fotos: Ricardo Stuckert/PR



