Brasília – Em busca de abertura do mercado japonês para a carne bovina brasileira e de mais parcerias, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarca neste sábado (22) para o Japão. Ao lado da comitiva de 11 ministros e quatro parlamentares, ele viaja pela quinta vez ao país asiático. Depois, segue para o Vietnã, pela segunda vez.
A primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja, antecipou sua viagem ao Japão e embarcou na última segunda-feira (17).
De acordo com o Ministério de Relações Exteriores, as agendas ocorrem entre 24 e 29 de março. Na capital japonesa, Tóquio, Lula quer impulsionar parcerias em diversos setores, além de buscar novos acordos, como a abertura do mercado japonês para carne bovina e suína in natura.
Ao detalhar a viagem para jornalistas, o Diretor do Departamento de Japão, Península Coreana e Pacífico, Ministro Paulo Moraes, explicou que o Japão ainda não importa as carnes brasileiras, mesmo tendo alto consumo desse produto.
Outro ponto que o presidente Lula quer debater no Japão é a possibilidade de o país asiático firmar relações com o Mercosul, bloco formado por países aqui da América do Sul: Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.
Além disso, Lula também vai atrás de investimentos privados. Para isso, ele quer apresentar possibilidades aos investidores japoneses, inclusive em parcerias público-privadas, durante o Fórum Empresarial Brasil-Japão, previsto para quarta-feira (26) em Tóquio.
O Fórum, organizado Itamaraty em parceria com a CNI (Confederação Nacional da Indústria) e a sua equivalente japonesa, terá a participação de executivos de 100 grandes empresas do Japão e do Brasil, muitas delas do setor de frigoríficos.
A viagem de Lula será tratada pelo governo japonês, que fez o convite, como visita de Estado, marcando o 130º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre Japão e Brasil.
Vale lembrar que o Japão é o nono país que mais investe no Brasil, onde vive a maior população nipodescendente fora do território japonês: 2 milhões de pessoas. E no Japão está a quinta maior comunidade brasileira no exterior, com 211 mil pessoas.
Depois do Japão, Lula segue para outro país do Leste asiático, o Vietnã, onde quer estreitar a parceria estratégica e a cooperação econômica entre os dois países.
O Vietnã é um importante parceiro brasileiro, sendo o quinto destino, no mundo, das exportações do agronegócio. Também é um dos principais produtores mundiais de café, arroz e produtos eletrônicos, setores com potencial para gerar parcerias com o Brasil.
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
Integrantes da comitiva oficial para o Japão
(segundo a assessoria de imprensa da viagem; lista atualizada às 10h de 23 de março)
Ministros
- Renan Filho (Transportes)
- Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos)
- Carlos Fávaro (Agricultura e Pecuária)
- Camilo Santana (Educação)
- Luiz Marinho (Trabalho e Emprego)
- Alexandre Silveira (Minas e Energia)
- Luciana Santos (Tecnologia e Inovação da Ciência)
- Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima)
- Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional)
- Embaixador Mauro Vieira (Relações Exteriores)
- Juscelino Filho (Comunicações) – Integra-se à comitiva no Japão
Parlamentares e outras autoridades
- Senador Davi Alcolumbre (União-AP), presidente do Congresso Nacional e do Senado Federal
- Deputado Federal Hugo Motta (Republicanos-PB), presidente da Câmara dos Deputados
- Senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG)
- Senador Jaques Wagner (PT-BA), líder do Governo no Senado Federal
- Deputado Federal Arthur Lira (PP-AL)
- Deputado Federal Renildo Calheiros (PCdoB-PE)
- Deputado Federal Odair Cunha (PT-MG)
- Deputado Federal Isnaldo Bulhões (MDB-AL)
- Deputado Federal Doutor Luizinho (PP-RJ)
- Deputado Federal Pedro Lucas (União-MA)
- Deputado Federal Luiz Nishimori (PSD-PR) – Integra-se à comitiva no Japão
- Andrei Rodrigues, diretor-geral da Polícia Federal
- Tarciana Medeiros, presidente do Banco do Brasil
- Márcio Elias Rosa, secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços – Integra-se à comitiva no Japão
- Jorge Viana, presidente da ApexBrasil – Integra-se à comitiva no Japão
Programação da viagem
(atualização às 11h de 23 de março)
- Sábado (22)
21h (horário local) – Partida de Brasília
- Segunda-feira (24)
10h15 (horário local) – Chegada a Tóquio, após escala nos EUA
- Terça-feira (25)
9h20 – Cerimônia de boas-vindas no Palácio Imperial
9h35 – Encontro com o Imperador Naruhito e a Imperatriz Masako
16h – Reunião com representantes dos conselhos de cidadãos brasileiros no Japão e com integrantes do Movimento Brasileiros Emigrados (MBE)
19h – Jantar no Palácio Imperial
- Quarta-feira (26)
10h – Reunião com sindicatos japoneses
11h45 – Reunião com empresários brasileiros no Japão
12h15 – Fórum Empresarial Brasil-Japão
15h – Reunião com representantes da Associação de Pesquisadores Brasileiros no Japão (ABrJ)
16h15 – Audiência concedida ao presidente da Fundação Nippon e embaixador da Boa Vontade da Organização Mundial da Saúde para a eliminação da hanseníase, Yohei Sasakawa
18h10 – Reunião com o primeiro-ministro Shigeru Ishiba no Palácio Akasaka
19h15 – Cerimônia de assinatura de atos e declaração à imprensa
19h40 – Jantar oferecido pelo primeiro-ministro
- Quinta-feira (27)
10h – Cerimônia de despedida com o imperador no local de hospedagem
10h20 Conferência de imprensa
12h – Partida de Tóquio para Hanói (Vietnã)
16h – Chegada a Hanói



