Tóquio, Japão – Foi lançado oficialmente nesta quinta-feira (22) o novo partido japonês de oposição na Câmara dos Representantes, anunciando mais de 220 candidatos para concorrer nas eleições que irão ocorrer no dia 8 de fevereiro, de acordo com informações do Kyodo News.
A Aliança de Reforma Centrista (Chuudou Kaikaku Rengou, 中道改革連合) une membros dos dois maiores partidos de oposição, o Partido Democrático Constitucional do Japão e o Komeito, e busca ser uma forte concorrência à coalizão governista da primeira-ministra, Sanae Takaichi.
Yoshihiko Noda, ex-presidente do Partido Democrático e agora co-líder da aliança, afirmou que o novo partido priorizará o “cidadão comum”, incluindo aqueles que lutam para sobreviver em meio à alta dos preços. “Este é um desafio lançado por pessoas que se uniram em torno da ideia centrista”, disse.
Tetsuo Saito, ex-líder do Komeito e agora também co-líder da aliança, tem esperança de crescimento do partido. “Precisamos ampliar este grupo centrista moderado para defender nosso cotidiano e a paz”, afirmou.
Promessas de campanha
Assim como a coalizão governista, a Aliança de Reforma Centrista também promete eliminar o imposto sobre o consumo de alimentos a partir deste outono. Noda afirmou que este será um dos pilares de sua campanha, com o partido especificando as fontes de financiamento, em contraste com o que descreve como uma vaga promessa do Partido Liberal Democrático, no poder, de considerar a isenção dos impostos sobre consumo por dois anos.
A aliança também afirmou que fará campanha para buscar a paz por meio das capacidades de defesa necessárias e para defender os princípios de longa data do Japão de não possuir armas nucleares, contrapondo a primeira-ministra Takaichi, dadas suas políticas de segurança e sua defesa da revisão desses princípios.
O novo partido também defendeu medidas para alcançar uma sociedade mais inclusiva, como permitir que casais japoneses usem sobrenomes diferentes.
Candidatos dos dois partidos somam 227
Com a dissolução da Câmara Baixa por Takaichi prevista para sexta-feira (23), a aliança anunciou o primeiro grupo de 227 candidatos que irá concorrer às eleições gerais para a Câmara Baixa, composta por 465 cadeiras. Os 227 incluem 143 membros da Câmara Baixa que pertenciam ao Partido Democrático Constitucional e 21 que eram membros do Komeito. Um total de 199 concorrerão a vagas em distritos eleitorais e 28 estarão na lista de representação proporcional do novo partido.
A Câmara Baixa anunciou separadamente o lançamento de um novo grupo interno, a “Aliança Centrista Reformista e Independentes”, que conta com 172 membros, tornando-se a maior força de oposição. Três parlamentares sem filiação ao Partido Democrático Constitucional ou ao Komeito aderiram ao grupo.




