Shizuoka, Japão – O Japão iniciou na segunda-feira (12) uma viagem para tentar extrair terras raras em águas profundas, a 6 mil metros de profundidade, com o objetivo de diminuir a dependência da China, segundo informações da agência Associated Press.
O navio de perfuração Chikyu partiu do porto de Shimizu, na província de Shizuoka, por voltas das 9h, rumo à ilha de Minami Torishima, onde acredita-se que as águas ao redor contenham uma rica jazida de minerais valiosos. A expedição está programada para durar até o dia 14 de fevereiro.
As terras raras — 17 metais difíceis de extrair da crosta terrestre — são utilizadas em diversos setores, desde veículos elétricos a discos rígidos, turbinas eólicas e mísseis. A área ao redor de Minami Torishima, que fica em águas econômicas do Japão, é estimada em mais de 16 milhões de toneladas de terras raras.
Para o diretor de programa do Gabinete do Governo, Shoichi Ishii, a viagem do navio poderá levar à produção nacional de terras raras. “Estamos considerando diversificar nossas fontes de fornecimento e evitar a dependência excessiva de países específicos”, disse ele a repórteres no porto enquanto o navio se preparava para partir.
China restringiu exportações de terras raras
A decisão ocorre após a China restringir exportações ao Japão de itens de dupla utilização, que podem ter aplicações civis e militares. O pacote inclui terras raras e outros minérios essenciais para tecnologias modernas, como fabricação de veículos elétricos a sistemas de armas.
Esta foi mais uma medida da China em meio à escalada da tensão diplomática entre os dois países, que começou em novembro do ano passado, após declarações da primeira-ministra japonesa, Sanae Takaichi, de que o Japão poderia reagir militarmente a um possível ataque a Taiwan, território reivindicado por Pequim.




