Tóquio, Japão – Shigeru Ishiba foi reeleito formalmente como primeiro-ministro nesta segunda-feira (11) após um raro segundo turno no Parlamento, depois que o Partido Liberal Democrático (PLD) e seu parceiro de coalizão, Komeito, perderam a maioria em uma das câmaras, noticiou a Kyodo News.
Na manhã desta segunda-feira, o gabinete do primeiro-ministro renunciou em massa antes da sessão especial do Parlamento nomear um novo primeiro-ministro. Isso acontece porque o Artigo 70 da Constituição estipula que o gabinete deve renunciar em massa quando a primeira sessão parlamentar for convocada após uma eleição geral.
No primeiro segundo turno em três décadas para selecionar um novo primeiro-ministro, Ishiba, que preside o PLD, derrotou seu rival Yoshihiko Noda, líder do principal partido da oposição, o Partido Democrático Constitucional do Japão, na abertura de uma sessão parlamentar de quatro dias.
Nenhum dos candidatos obteve 233 votos na Câmara dos Representantes, de 465 membros no turno inicial — um limite de maioria necessário para ser eleito primeiro-ministro. Depois que Ishiba recebeu 221 votos, mais do que os 160 votos de Noda, foi determinada a vitória do líder do PLD.
Antes da votação na Câmara dos Representantes, Ishiba havia sido eleito premiê do Japão na Câmara dos Conselheiros, que é controlada pelo PLD-Komeito.
Como perdeu a maioria na chamada Câmara Baixa em eleição realizada no final de outubro, o governo de Ishiba precisará atender mais as demandas do bloco de oposição.
O PDCJ, de Noda, tem maior presença na Câmara Baixa, o mesmo valendo para o Partido Democrático para o Povo, ambos da oposição.
Os parlamentares do PDP preferiram votar no líder do partido, Yuichiro Tamaki, que havia acabado de confessar um suposto caso extraconjugal. Ele admitiu que grande parte de uma reportagem sobre o assunto publicada em uma revista era precisa.
Ishiba manteve diálogos separados com Tamaki e Noda antes da sessão parlamentar, sinalizando sua disposição de trabalhar com os partidos na coordenação de políticas.
Em entrevista aos jornalistas, Ishiba comentou: “Terei uma abordagem sincera com todos os partidos. O ponto importante é garantir que o Japão seja uma nação pacífica e que os meios de subsistência das pessoas melhorem. Estamos na mesma página sobre isso com PDCJ e PDP.”
Ishiba, que assumiu o cargo em outubro, deve fazer pequenas mudanças na formação de seu Gabinete, desta vez substituindo aqueles que perderam seus assentos na eleição de outubro.
Alguns novos nomes devem ser anunciados para o governo de Ishiba, como o ex-vice-ministro sênior das Relações Exteriores, Keisuke Suzuki, para o Ministério da Justiça. Taku Eto servirá novamente como ministro da Fazenda, e Hiromasa Nakano, um parlamentar do Komeito, assumirá o cargo de ministro da Terra no lugar de Tetsuo Saito, que se tornou o chefe do partido.
Foto: Reprodução
Shigeru Ishiba é reeleito primeiro-ministro do Japão
“Não é mérito do governo”: Takaichi recebe críticas após dizer que preço da gasolina no Japão é metade do valor na Europa
Tóquio, Japão - A tentativa de destacar o preço da gasolina no Japão como “metade” do praticado na Europa acabou...
Read moreDetails




