Tóquio, Japão – Na quarta-feira (8), a primeira-ministra do Japão, Sanae Takaichi, conversou por telefone com o presidente do Irã, Masoud Pezeshkian. Durante a conversa, Takaichi pediu que o Irã garantisse a passagem segura de navios de todas as nações pelo Estreito de Ormuz, uma das rotas mais importantes para o comércio global.
Segundo informações da agência Kyodo News, a ligação ocorreu após o anúncio de um cessar-fogo condicional de duas semanas entre os Estados Unidos e o Irã.
A conversa durou cerca de 25 minutos e Takaichi destacou a necessidade de uma solução rápida para as tensões no Oriente Médio. Além disso, a primeira-ministra também sublinhou a importância de se manter um diálogo contínuo para evitar maiores confrontos.
Conteúdo da ligação com o presidente iraniano
Logo após, em coletiva de imprensa, a primeira-ministra descreveu o cessar-fogo como um “ponto positivo” para a situação. “Enfatizei que o Estreito de Ormuz é um local crucial para a logística global e um patrimônio público internacional”, afirmou Takaichi.
Entretanto, ela também expressou sua esperança de que um acordo final seja alcançado rapidamente por meio de negociações diplomáticas.
Além disso, Takaichi aproveitou a oportunidade para discutir a recente libertação de um cidadão japonês, detido no Irã por meses. Acredita-se que o detido seja o chefe da sucursal de Teerã da emissora NHK. Esse tema também foi um ponto importante da conversa entre os líderes.
Cessar-fogo busca fechamento de acordo
O cessar-fogo surgiu logo após o fim do prazo estabelecido pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na terça-feira (7). O acordo exigia que o Irã reabrisse o Estreito de Ormuz para evitar maiores conflitos, sob a ameaça de ações mais severas.
Após intermediação do Paquistão, os Estados Unidos receberam uma proposta de 10 pontos do Irã. O documento trata de temas como o trânsito pelo Estreito de Ormuz, o alívio de sanções e a retirada das forças de combate dos EUA das bases regionais.
Por isso, o ministro das Relações Exteriores do Irã, Seyed Abbas Aragachi, afirmou que a passagem segura pelo Estreito de Ormuz seria possível durante o período de negociações, com a coordenação das Forças Armadas iranianas. Vale destacar que algumas limitações técnicas poderão impactar a operação.
Conflito afetou todas as nações
Desde o final de fevereiro, quando os ataques dos Estados Unidos e de Israel ao Irã começaram, o Irã bloqueou o Estreito de Ormuz. Essa medida afetou gravemente o transporte global de energia, interrompendo o fornecimento de petróleo e provocando aumentos significativos nos preços.
O estreito é uma rota vital para o transporte de petróleo e gás natural, com grande impacto na economia global. Por isso, qualquer interrupção no tráfego da região pode causar uma repercussão econômica mundial.
Sendo assim, garantir a segurança dessa área estratégica é fundamental para o Japão e outras nações dependentes dessa via.
Perguntas frequentes
- Por que o Japão está preocupado com a segurança no Estreito de Ormuz?
O Estreito de Ormuz é uma rota vital para o transporte de petróleo e gás natural, com grande impacto na economia global.
- O que é o cessar-fogo entre os Estados Unidos e o Irã?
O cessar-fogo entre os dois países visa diminuir as tensões no Oriente Médio e facilitar negociações sobre a reabertura do Estreito de Ormuz.
- Quem é o cidadão japonês mencionado na conversa entre Takaichi e Pezeshkian?
Acredita-se ser o chefe da sucursal de Teerã da emissora NHK, que foi libertado sob fiança após meses de detenção no Irã.




