Fuji, Shizuoka – O aumento no fluxo de visitantes durante o feriado expôs um problema crescente em um dos cenários mais emblemáticos do Japão: turistas estão invadindo áreas proibidas, danificando plantações de chá e deixando lixo em pontos tradicionais da província de Shizuoka.
Na cidade de Fuji, a plantação conhecida como Obuchi Sasaba virou símbolo dessa situação. Famosa pela vista das fileiras de chá com o Monte Fuji ao fundo, a paisagem já foi retratada pelo artista japonês Katsushika Hokusai, no período Edo, na série “Trinta e Seis Vistas do Monte Fuji”.
Apesar do valor histórico e cultural, o local tem enfrentado dificuldades para preservar sua integridade. Na última quarta-feira (29), uma reportagem da FNN News registrou turistas ultrapassando áreas restritas para tirar fotos, ignorando placas de proibição.
Por isso, o controle tem se tornado um desafio. Em dias de maior movimento, mais de mil pessoas passam pela região, o que dificulta a fiscalização constante.
No entanto, a invasão é especialmente preocupante nesta época do ano, já que os brotos novos das plantas estão em fase sensível, e qualquer pisoteio pode comprometer a produção.
Lixo e pichações agravam o problema em Shizuoka
Além do acesso irregular, outros sinais de desrespeito se acumulam na paisagem. Muros próximos às plantações têm pichações com mensagens como “I Love Fuji”. Em outro ponto, uma inscrição em coreano registra os dizeres “Com meus avós, pai e mãe que vieram em abril de 2026”.
Além disso, moradores também relatam o descarte frequente de lixo em áreas de difícil acesso. Sacolas de lojas de conveniência cheias de resíduos são encontradas com frequência espalhadas pelo local.

Associação pede ajuda para preservar plantação
Diante da situação, a Associação de Preservação da Paisagem de Obuchi, responsável pela administração da área, decidiu recorrer à colaboração dos visitantes.
A entidade começou a solicitar doações para ajudar na manutenção das plantações e na conservação do espaço. Segundo o representante Yoshihiro Fujita, os custos para manter o local são altos.
“Manter este local custa dinheiro. Por isso, estamos pedindo que vocês façam uma doação para nos ajudar”, afirmou.





Multa pesada e manda de volta para o país de origem.
Na boa!?
Porque não deixam policiais para vigiar e prender estes turistas???
Estes turistas deveriam,serem presos,pagar multa e fazer passar vergonha nas ruas,segurando uma placa dizendo:”cometi um delito e prometo que não faser mais isso(em japonês e inglês!)”
Eh essas coisas que queimam a imagem dos demais estra,que vivem no país de forma honesta no país!
Em qualquer epoca do ano,deveriam ter policiamento nos arredores,multando estes turistas e fazer todos que fizerem,passar esta vergonha,ali mesmo aonde cometeram estes crimes!
Me perdoem quem se sente ofendido com isso!
Mas nós estrangeiros,já estamos sendo muito mau falado há décadas e agora,com a entrada livre de milhares de asiáticos no país,o país se tornou uma zona geral!
Em locais turísticos,deveriam ter câmeras instaladas para todos os lugares e ter policiamentos constantes para prender,multar e fazer estes caras passarem vergonha,que fizeram!
Concordo plenamente! Imagino também que as placas estejam só em uma lingua
Nem precisava de placa mas sim de bom senso né. Tem que prender na hora e deportar. Sem direito a voltar. Faz isso com uns 5 ou 6 pra ver… o povo fica esperto!
Chineses e Coreanos fazem de propósito.