Chiba, Japão – A província de Chiba deu um passo direto para ampliar o diálogo com sua população estrangeira. Na última segunda-feira (20), nomeou 30 residentes de diferentes nacionalidades para um projeto voltado à convivência multicultural.
Chamado de “Parceiros Globais de Chiba-kun”, o grupo foi oficialmente apresentado em uma cerimônia realizada no gabinete do governo provincial.
Os participantes, vindos de 14 países, entre eles Vietnã e Taiwan, receberam certificados e passam a atuar como interlocutores entre o poder público e suas comunidades.
Grupo ajudará em convivência multicultural
Só que a proposta vai além de representação simbólica, pois até março de 2027, os integrantes participarão de encontros e reuniões para trocar opiniões e contribuir com sugestões sobre políticas públicas. O objetivo é analisar perspectivas a partir do olhar de quem vive a realidade como estrangeiro no Japão.
Além da atuação consultiva, o grupo também terá papel ativo na comunicação. Os participantes devem divulgar nas redes sociais informações sobre a província e seus atrativos, direcionando o conteúdo às suas comunidades de origem.
Além disso, outro foco do projeto é o cotidiano. Os residentes estrangeiros ajudarão na disseminação de orientações práticas, como regras de separação de lixo e procedimentos em situações de desastres, temas considerados essenciais para a integração local.
População estrangeira em Chiba
A iniciativa ocorre em um contexto de crescimento da população estrangeira na região. Atualmente, cerca de 250 mil estrangeiros vivem na província de Chiba.





Excelente iniciativa do governo local que busca uma maior integração, compreensão, aceitação e acolhimento dos estrangeiros na província. É, sem dúvidas, um exemplo admirável a ser copiado pelas outras províncias, numa atitude positivamente contrária à escalada atual que se vê no cenário nacional de acirradas políticas xenófobas.