Tóquio, Japão – A Agência Nacional de Polícia do Japão irá divulgar em breve uma orientação que estabelece distância mínima de 1 metro ao ultrapassar bicicletas. A medida surge antes da entrada em vigor, em abril, do novo sistema de multas para infrações cometidas por ciclistas, de acordo com o jornal Yomiuri.
Com a mudança na legislação, o governo ampliou a proteção no trânsito. A partir de 1º de abril, a lei também passa a incluir ciclistas como alvo das regras de segurança já aplicadas a pedestres.
Assim, motoristas deverão manter distância segura ao ultrapassar bicicletas. Como referência, a polícia definiu pelo menos 1 metro de afastamento.
Motoristas terão velocidade limitada em vias estreitas
Além da distância, a orientação também trata da velocidade. Em ruas estreitas, onde não há espaço suficiente, os veículos deverão reduzir a velocidade ao ultrapassar ciclistas.
Nesse caso, a recomendação indica velocidade entre 20 e 30 km/h.
Até agora, a legislação exigia apenas “distância segura” e “velocidade adequada”, sem valores concretos. No entanto, parlamentares apontaram que essas definições eram vagas.
Por isso, a polícia decidiu estabelecer parâmetros mais claros. A referência de 1 metro já era usada em relação a pedestres, o que facilitou sua aplicação também aos ciclistas.
Penalidades podem ser aplicadas em casos graves
Embora os novos valores funcionem como orientação, eles não representam um limite legal direto. Ou seja, descumprir a recomendação não leva automaticamente à punição.
Por outro lado, se ocorrer um acidente grave durante a ultrapassagem, as autoridades podem aplicar penalidades conforme as circunstâncias.
Nesse sentido, a lei prevê até três meses de detenção ou multa de até 50 mil ienes.
Sistema de multas para ciclistas começa em abril
Ao mesmo tempo, o Japão vai iniciar um novo sistema de fiscalização para ciclistas. A partir de abril, pessoas com 16 anos ou mais poderão receber “multas administrativas” por infrações.
Entre as violações estão avançar o sinal vermelho e usar o celular enquanto pedalam.
Por fim, a regra que determina circulação pelo lado esquerdo da via permanece inalterada.
No Japão, os ciclistas devem circular preferencialmente pelo lado esquerdo da via, seguindo o mesmo sentido dos veículos.
No entanto, há exceções: em trechos sinalizados ou onde as bicicletas são permitidas nas calçadas, o ciclista pode utilizar o espaço destinado aos pedestres.
Perguntas frequentes
- Qual é a distância recomendada ao ultrapassar bicicletas?
A polícia japonesa deve recomendar distância mínima de pelo menos 1 metro. - Há limite de velocidade ao ultrapassar ciclistas?
Sim. Em vias estreitas, a orientação indica velocidade entre 20 e 30 km/h. - A regra gera multa automática?
Não. A recomendação não é um limite legal direto, mas pode influenciar punições em caso de acidente.




1 metro é pouco,1.5 a 2 metro seria o ideal,a lei na minha foi criada por pessoas sem formação em segurança,mandar os ciclista para rua junto com os carros sem obrigar os ciclistas usarem capacete obrigatório não faz sentido
Se podría mantener la misma distancia, pero habría que restringir el horario. Durante la hora de salida del trabajo, se podría prohibir la circulación de ciclistas para no interrumpir el tráfico.
Claro que não!
Porque só os carros que teriam que ter direito a trafegar e os ciclistas não??
Carros tem motores e correm,apenas pisando no acelerador!
Já os ciclistas,precisam utilizar a força física,além de enfrentar chuvas,sol e calor,ao ar livre!
Então deveria ser ao contrário do que você disse!
Você pensou, escreveu e em nenhum momento sentiu vergonha do que disse? Puta merda. Hahaha. Você é muito egoista.
Se esta resposta foi pra mim,então quem pensou errado foi você 🫵
Lê o que o outro escreveu acima,use o tradutor Google se não entender espanhol,aí você vem me dizer se acha certo isso 👍