Tóquio, Japão – A Agência de Pesca do Japão anunciou nesta sexta-feira (13) que capturou um barco pesqueiro chinês que navegava na Zona Econômica Exclusiva (ZEE) do Japão, ao largo da província de Nagasaki, após a embarcação desobedecer a uma ordem de parada e tentar fugir. O capitão foi preso no local, informou o jornal Yomiuri.
Segundo as autoridades, um navio japonês de fiscalização pesqueira identificou a embarcação chinesa a cerca de 165 quilômetros de uma ilha pertencente à cidade de Goto, dentro da ZEE japonesa.
Ao receber ordem para interromper a navegação para uma inspeção a bordo, o barco não obedeceu e tentou escapar. Diante disso, as autoridades realizaram a captura da embarcação e prenderam o capitão, o chinês Chon Nien Li, de 47 anos. Ele é suspeito de violar a Lei de Soberania Pesqueira.
No momento da abordagem, 11 pessoas, incluindo o capitão, estavam a bordo.
A Agência de Pesca investiga a possibilidade de que a embarcação tenha ingressado na ZEE japonesa com o objetivo de realizar pesca ilegal. As autoridades não divulgaram se o capitão admite ou nega as acusações, alegando que a investigação está em andamento.
Esta é a primeira captura de uma embarcação pesqueira estrangeira realizada pela Agência de Pesca neste ano. Segundo o órgão, a apreensão de um barco chinês ocorreu pela última vez em 2022.
Em coletiva após a reunião de gabinete, o secretário-chefe do Gabinete, Minoru Kihara, afirmou que o governo continuará adotando uma postura firme para prevenir e coibir operações ilegais de pesca por embarcações estrangeiras.
Também após reunião nesta sexta-feira, o ministro da Agricultura, Florestas e Pesca, Norikazu Suzuki, declarou que as investigações seguem em curso. Segundo ele, o governo buscará esclarecer os fatos, reforçando que continuará atuando de forma rigorosa contra a pesca ilegal.




