Kobe, Japão – A polícia da província de Hyogo prendeu na semana passada um homem acusado de deixar seu carro abandonado por quase sete anos em um estacionamento pago do tipo “coin parking”, em Kobe, ficando com uma dívida de mais de ¥3 milhões, informou a emissora local ABC.
Durante o interrogatório, Hiroki Kawata, de 47 anos, admitiu as acusações. “Não lembro exatamente quando foi, mas eu estacionei o carro no local”, teria dito ele, alegando que “o motor parou de funcionar”.
Segundo a polícia, Kawata é acusado de ter estacionado o carro em 9 de abril de 2019 em um coin parking localizado no bairro Oishi Higashi, e de mantê-lo ocupando a vaga de forma contínua, impedindo o uso do espaço por outros clientes e causando prejuízos à empresa administradora.
Boletim de ocorrência
De acordo com as autoridades, a investigação começou após a chegada de informações indicando que “havia um carro que não se movia há muito tempo” no local. A administração do estacionamento foi consultada e, em novembro de 2025, apresentou um boletim de ocorrência. A partir daí, a polícia passou a apurar a identidade do proprietário do veículo.
O estacionamento funciona com um sistema no qual uma trava no chão se levanta, impedindo a saída do carro. Após o pagamento da tarifa, o dispositivo abaixa e fica rente ao chão. No entanto, conforme as investigações, não há qualquer indício de que o veículo do suspeito tenha sido movimentado desde que foi estacionado.
A empresa responsável chegou a afixar avisos no veículo solicitando a retirada, mas, diante da ausência de resposta, recorreu à polícia.
Ainda segundo a polícia, no momento em que a queixa foi formalizada, o valor acumulado das tarifas de estacionamento já somava 3.152.500 ienes. A TV não informou se o acusado se comprometeu a pagar o valor integral da dívida.




