Osaka, Japão – O Centro de Detenção de Osaka informou no sábado (31) a morte de Ryuji Kobayashi, de 41 anos, que estava no corredor da morte por sequestrar e assassinar dois jovens há 20, quando ele tinha 21 anos.
Segundo a administração do centro, por volta das 7h50, durante o chamado rotineiro de despertar, o detento não respondeu. Diante da ausência de reação, funcionários abriram a cela para averiguação e encontraram Kobayashi com uma capa de cobertor amarrada ao redor do pescoço.
O condenado foi imediatamente levado a um hospital, mas teve a morte confirmada posteriormente. Com base na situação encontrada no local, o Centro de Detenção de Osaka investiga o caso como suicídio, uma vez que ele estava sozinho na cela, informou a agência Jiji Press.
De acordo com a sentença já transitada em julgado, Kobayashi foi considerado culpado por um crime ocorrido em junho de 2006. Na ocasião, ele e outros cúmplices atraíram Shoji Fujimoto, então estudante universitário de 21 anos, e Tetsuya Iwagami, também de 21 anos e desempregado, para a cidade de Okayama.
As vítimas foram brutalmente agredidas e enterradas vivas em um depósito de materiais, resultando em suas mortes. A condenação à pena de morte foi confirmada em abril de 2011, e desde então ele aguardava a execução da sentença, sem saber quando iria para a forca.
Com a morte de Kobayashi, o número de condenados à morte com sentença definitiva detidos em estabelecimentos prisionais no Japão passa a ser de 103 pessoas.
“É profundamente lamentável que um detento tenha vindo a falecer. Seguiremos empenhados em reforçar a observação do comportamento e o acompanhamento psicológico dos internos, com o objetivo de evitar que casos semelhantes voltem a ocorrer”, declarou o Centro de Detenção de Osaka em nota.




