Tóquio, Japão — O Ministério das Terras, Infraestrutura, Transporte e Turismo (MLIT) anunciou nesta terça-feira (20) um novo recorde para o setor de viagens. Pela primeira vez na história, o número anual de visitantes estrangeiros no Japão ultrapassou a marca de 40 milhões, consolidando a recuperação total e o crescimento do turismo no pós-pandemia.
Segundo dados revelados pelo ministro Yasushi Kaneko em coletiva de imprensa, o total de viajantes internacionais em 2025 chegou a aproximadamente 42,7 milhões. O resultado supera significativamente o recorde anterior, estabelecido em 2024, quando 36,87 milhões de turistas entraram no país.
A desvalorização do iene tem sido o principal motor desse crescimento, tornando o Japão um destino altamente atrativo financeiramente para turistas de todo o mundo, informou a emissora NHK.
“Estamos trabalhando com diversas medidas para alcançar o objetivo de 60 milhões de visitantes até 2030”, afirmou o ministro, destacando também o compromisso com o “turismo sustentável”.
Queda acentuada de turistas chineses
O número de turistas vindo da China caiu cerca de 45% em dezembro, em comparação ao mesmo mês do ano anterior, segundo os dados do governo.
Esta é a primeira redução registrada desde janeiro de 2022. O declínio é um reflexo direto de tensões diplomáticas recentes.
O governo chinês reagiu duramente às declarações da primeira-ministra Sanae Takaichi no Parlamento sobre uma possível intervenção militar no caso de um conflito em Taiwan provocado pela China, que reivindica o território.
Como consequência, Pequim emitiu uma recomendação para que seus cidadãos evitem viagens ao Japão.
A queda preocupa o setor hoteleiro e comercial, especialmente com a proximidade do Ano Novo Chinês em fevereiro, época que tradicionalmente atrai multidões de consumidores chineses ao arquipélago. “Devemos monitorar a situação de perto e fazer esforços para que os visitantes da China retornem o mais rápido possível”, pontuou Kaneko.




