Tóquio, Japão – Sete pessoas foram hospitalizadas em Tóquio após se engasgarem com mochi durante as festas de fim de ano, segundo o Corpo de Bombeiros de Tóquio. Entre elas, uma mulher de 80 anos faleceu.
De acordo com reportagem do The Yomiuri Shimbun, a mulher se engasgou com o doce daifuku (mochi recheado com pasta de feijão), em sua casa na madrugada da última quinta-feira (1). Ela foi levada ao hospital, mas não resistiu.
Em Shinagawa e em outros locais, cinco pessoas desmaiaram e ficaram em estado grave após se engasgarem com mochi.
De 2020 a 2024, em Tóquio, um total de 338 pessoas foram hospitalizadas após se engasgarem com o alimento, com 33 delas falecendo. Cerca de 40% dos casos ocorreram somente no mês de janeiro, e cerca de 90% das pessoas tinham 65 anos ou mais.
Autoridades pedem cautela durante Ano Novo
Por ser o período em que esse tipo de acidente mais ocorre, autoridades de saúde do Japão lançam alertas anuais para que a população tenha cuidado com mochi no fim do ano.
As autoridades de saúde pedem que as pessoas tomem precauções para evitar acidentes, como umedecer a garganta com chá ou sopa antes de comer o mochi, cortá-lo em pedaços pequenos e fáceis de comer e não engoli-lo com pressa, mas mastigá-lo lentamente antes de engolir.




