Tóquio, Japão – O Ministério do Meio Ambiente do Japão planeja elaborar até março um plano de ação para reduzir a quantidade de descarte de roupas no país, segundo informações da agência Jiji Press.
O plano irá abranger medidas a serem tomadas por consumidores, governos locais e empresas, com o objetivo de promover o uso consciente de roupas de segunda mão e incentivar a produção e o consumo de quantidades adequadas de vestuário.
De acordo com estimativas do ministério, em 2024, as famílias japonesas compraram um total de 770 mil toneladas de roupas no ano, das quais 480 mil toneladas foram descartadas como lixo. Incluindo parte das roupas recuperadas, cerca de 510 mil toneladas foram incineradas ou destinadas a aterros sanitários.
A reutilização de roupas de segunda mão e a reciclagem de fibras de roupas descartadas ainda são lentas, pois o mercado de reutilização ainda não tem muita popularidade e o processo de reciclagem é complexo, visto que muitos tipos de fibras são utilizados na fabricação de roupas.
Fabricação de roupas gera grande impacto ambiental
Para fabricar peças de vestuário, é necessária uma grande quantidade de energia e água, e o impacto ambiental tem sido significativo pois o tempo entre a compra e o descarte tem sido cada vez menor devido à redução do preço das peças.
O governo japonês estabeleceu a meta de reduzir em 25% a quantidade de roupas descartadas até o ano fiscal de 2030, em comparação com o nível do ano fiscal de 2020. Como a taxa de redução está atualmente abaixo de 2%, o Ministério do Meio Ambiente pretende intensificar os esforços para diminuir o desperdício de roupas por meio do plano de ação previsto.
“Gostaríamos de aconselhar as pessoas a reciclarem as roupas usadas provenientes de grandes limpezas domésticas, aproveitando-as como recursos em vez de descartá-las”, disse um funcionário do ministério.




