Yokkaichi, Mie – O governo japonês anunciou que pretende indenizar os proprietários de 274 veículos atingidos pela inundação de um estacionamento subterrâneo na cidade de Yokkaichi, na província de Mie, após chuvas recordes registradas em setembro. Parte do estacionamento pertence ao Ministério da Terra, Infraestrutura, Transporte e Turismo.
O estacionamento Kusunoki foi completamente alagado durante o período de chuvas intensas. Uma investigação conduzida por uma comissão responsável por analisar as medidas de restauração apontou que os dispositivos responsáveis por elevar as comportas em duas entradas e saídas apresentavam defeitos havia cerca de quatro anos.
No relatório final divulgado no dia 24, a comissão concluiu que não se pode descartar a possibilidade de que os danos causados pela inundação tivessem sido reduzidos caso medidas adequadas tivessem sido adotadas pelo governo em tempo hábil.
Diante das conclusões, Taketo Oyoshi, diretor do Escritório do Rio Mie e Rodovias Nacionais do ministério, voltou a pedir desculpas em entrevista coletiva realizada no mesmo dia e anunciou a intenção do governo de pagar indenizações aos proprietários dos veículos afetados.
Segundo Oyoshi, o ministério encara com seriedade o fato de que a falha no sistema de contenção contribuiu para o agravamento da inundação, lamentando o ocorrido e pedindo desculpas aos usuários do estacionamento.
O valor das indenizações ainda não foi definido e será calculado com base no tipo de veículo e na extensão dos danos sofridos. O Ministério da Terra, Infraestrutura, Transporte e Turismo informou que pretende realizar uma sessão de esclarecimentos para os proprietários dos veículos em janeiro.
Fonte: Tokai News / Imagem: Nippon Koku




