Tóquio, Japão – O número de acidentes graves ou fatais causados pelo uso de smartphones durante a condução está aumentando novamente no Japão, mesmo após a intensificação das penalidades há cinco anos, sugerindo uma diminuição de seus efeitos, informou a jornal Yomiuri neste domingo (24).
A expansão do uso de notificações push, que automaticamente exibem informações na tela do smartphone, também está contribuindo para o aumento desses acidentes.
Após um declínio no número de acidentes graves ou fatais causados pela distração ao volante, de 107 casos no pico em 2018 para 66 casos em 2020, houve um aumento contínuo nos três anos seguintes, alcançando 122 casos em 2023, o número mais alto desde 2007.
Desse total, em cerca de 90% (107 casos), os motoristas estavam com a atenção voltada para as telas dos dispositivos, enquanto os outros 15 casos envolveram conversas ao telefone.
Incluindo casos com ferimentos leves, o total de acidentes relacionados ao celular também cresceu por três anos consecutivos, atingindo 887 casos.
A proibição do uso de celulares ao dirigir foi instituída em 1999, e houve subsequentes reforços de penalidades em 2019.
Professores e especialistas apontam que a normalização do comportamento arriscado e o aumento de aplicativos atraentes estão entre as razões para o ressurgimento dos acidentes.
A Polícia Nacional do Japão destaca que olhar para a tela do smartphone enquanto dirige pode desviar a atenção do motorista por pelo menos 2 segundos, o que é suficiente para percorrer 33 metros a uma velocidade de 60 km/h, aumentando significativamente o risco de acidentes.
Análise de 269 acidentes causados por distração ao volante mostrou que mais de 90% ocorreram em estradas retas, indicando que locais com boa visibilidade podem levar a uma falsa sensação de segurança e descuido.
Autoridades policiais estão reforçando as medidas de prevenção, como desligar o smartphone ou ajustar configurações para evitar notificações enquanto dirige, para combater o aumento de acidentes relacionados ao uso de celulares ao volante.
PUNIÇÃO MAIS SEVERA
Para reduzir os acidentes de trânsito causados pela condução distraída, em dezembro de 2019, a lei relacionada à “violação do uso (manuseio) de telefones celulares” foi intensificada.
Punição por dirigir mexendo no celular
- Multa de ¥18 mil (veículos comuns), ¥15 mil (veículos de duas rodas), de ¥25 mil (veículos de grande porte) e de ¥12 mil (veículos motorizados de até 50 cilindradas)
- 3 pontos da carteira de habilitação
Em caso de reincidência
- Multa de até ¥100 mil ou prisão de até 6 meses
Oferecer grande perigo no trânsito ou causar acidentes por causa de celular
- Multa ¥300 mil
- Prisão de até 1 ano
- 6 pontos da carteira de motorista
- Suspensão da habilitação por até 30 dias
Em caso de acidente fatal, o motorista também pode ser acusado de negligência seguida de morte, com prisão de até 7 anos ou multa de até 1 milhão de ienes.
Foto: iStockphoto