Atualizado em: 03/04/2024 12:12
Tóquio, Japão – A Agência Nacional de Polícia (ANP) divulgou que 226 policiais foram punidos em todo o Japão em 2023 por diversos crimes cometidos, noticiou a mídia local.
O número representa uma queda de 10 em relação aos casos de 2022, quando houve o primeiro aumento de punições em 10 anos. Mas no total 61 pessoas foram presas.
A província que teve mais punidos foi Aichi, com 21 deles.
Outras províncias com mais policiais punidos foram Chiba e Osaka, com 19, seguidas por Tóquio, com 17.
Fukuoka teve 15 casos e nas províncias de Saitama e Kanagawa foram 13 os policiais que agiram contra a lei.
No total de punidos, 66 foram sujeitos a ações disciplinares por consumo de bebida alcoólica, quase o dobro do ano anterior. Esta infração representou quase um quarto do total, o que a ANP credita ao fim das restrições relativas à pandemia de COVID-19.
Outros 89 policiais foram punidos por assédio sexual, atos indecentes ou estupro (menos 4 casos em relação a 2022), 58 por atos como roubo, fraude ou peculato (18 mais que o ano anterior), e 48 por violações de trânsito, um aumento de 19 casos.
A ANP demitiu 42 policiais, ou 15 mais que em 2022; suspendeu 54 (sete mais do que em 2022); 122 pessoas tiveram seus salários reduzidos (uma queda de três pessoas); e 48 pessoas foram repreendidas (menos 29 pessoas em relação ao ano anterior).
O comissário Yasuhiro Tsuyuki disse em uma conferência de imprensa no final de semana: “Levo a sério o fato de o número de demissões e suspensões ter aumentado. Não quero que a disciplina da organização policial se torne frouxa devido ao fim das medidas restritivas contra o novo coronavírus.”
Foto: iStockphoto