Pequim – A China anunciou que, a partir de 1º de junho, brasileiros estarão isentos de visto para estadias de até 30 dias no país, abrangendo viagens de turismo, negócios, visitas a familiares, intercâmbios e trânsito.
A medida, que também inclui cidadãos da Argentina, Chile, Peru e Uruguai, será válida inicialmente até 31 de maio de 2026, em caráter experimental, informou a agência Reuters.
Após esse período, o governo chinês decidirá sobre a prorrogação ou alteração da política, segundo o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Lin Jian.
A isenção coloca o Brasil em condições similares às da maioria dos países europeus e asiáticos, que já possuem entrada facilitada na China desde o ano passado.
O anúncio foi formalizado dois dias após o presidente Xi Jinping mencionar a novidade durante a abertura do Fórum China-Celac, em Pequim, evento que contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e outros líderes latino-americanos.
A iniciativa é vista como um movimento estratégico de aproximação entre a China e a América Latina, impulsionando acordos comerciais e investimentos.
Recentemente, o governo brasileiro anunciou que a China pretende investir R$ 27 bilhões no Brasil, incluindo setores como delivery, carros elétricos, energia limpa e mineração.
Foto: iStockphoto




