São Paulo – Anderson de Souza Taveira, o homem acusado de ter matado um japonês de 78 anos durante um assalto em São Paulo na véspera de Natal, queria dinheiro para comprar drogas, informou a emissora Fuji TV neste sábado (28), citando a polícia e a mídia local como fontes.
O que aconteceu?
O aposentando Susumu Fukudome, que morava em São Paulo e tinha nacionalidade japonesa, estava voltando para o carro com a esposa e a neta na manhã de terça-feira (24), quando foi abordado por Anderson, 36 anos, conhecido como Baixada, exigindo dinheiro.
Imagens de câmeras de segurança registraram o momento do crime. O vídeo mostra o japonês dar uma volta no carro, enquanto o criminoso corre atrás dele e depois atira no peito da vítima e foge. A esposa e a neta gritam por socorro enquanto pessoas se aproximam para ajudar.
Anderson foi preso dois dias depois, na quinta-feira (26), após a polícia ter recebido denúncias anônimas dos moradores da comunidade Campala.
Ele vivia em uma área pobre próxima ao local do crime e fugiu com 55 reais, dois celulares e outros pertences da esposa e da neta do japonês. Os celulares foram vendidos por 300 reais.
Segundo a agência Kyodo, o acusado disse que precisava de dinheiro para passar o Natal, mas a polícia acredita que a intenção dele, na verdade, era comprar drogas para uso próprio.
Anderson tinha histórico criminal, com três prisões anteriores por roubo e porte ilegal de arma, e estava em liberdade condicional.
Além disso, a polícia prendeu um outro homem, chamado Gabriel, acusado de ser cúmplice por ter fornecido a arma a Anderson, que prometeu a ele dividir o dinheiro obtido no assalto.
O Consulado Geral do Japão em São Paulo destacou o aumento de crimes violentos na cidade, incluindo roubos à mão armada. Em abril, outro japonês foi assaltado e ferido enquanto caminhava sozinho. O consulado reforça o alerta aos cidadãos japoneses para redobrar a atenção.
Fotos: Reprodução/FNN
Anderson de Souza Taveira, preso sob acusação de ter matado Susumu Fukudome em São Paulo




