Estados Unidos – Estudantes brasileiros conquistaram o título do torneio Mundial de Robótica realizado em Houston, nos Estados Unidos no fim de semana, publicaram o G1 e a Agência Brasil.
O mundial de robótica da FIRST acontece anualmente e reúne 15 mil estudantes de 6 a 19 anos de 50 países.
O grupo de brasileiros que conquistou o título na categoria de 9 a 16 anos foi o “Los Atômicos”, de Araras, no interior São Paulo.
Eles tiveram de encontrar uma solução para um desafio contemporâneo e o resultado foi um projeto focado na inclusão e na acessibilidade infantil: um tabuleiro de xadrez controlado por comandos de voz.
Outra equipe brasileira, que estava na mesma modalidade, ficou em segundo lugar. É a “Pardoboots”, de Santa Cruz do Rio Pardo (SP), que levou também o prêmio de técnico/mentor.
Os sete competidores do time e a técnica Mônica Marques celebraram o título de Champion´s Award Finalist, que reconhece o sucesso da equipe em todos os critérios de avaliação.
Os brasileiros levaram mais seis prêmios técnicos: projeto de inovação, time estreante, espírito de equipe, inspiração, controle do robô e apresentação do pôster.
Neste ano, o Brasil foi representado pela maior delegação até então: 144 competidores de escolas públicas e privadas, provenientes de 10 estados.
Foto: Reprodução/Iano Andrade/CNI




