Rio de Janeiro, Brasil – Após a polêmica gerada pela homenagem da escola de samba carioca Acadêmicos de Niterói ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva em ano eleitoral no Brasil, a escola foi rebaixada do Grupo Especial do carnaval do Rio do Janeiro.
Segundo informações do G1, a escola fazia sua estreia no grupo de elite do carnaval carioca e levou à avenida o samba-enredo “Do Alto do Mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”, que homenageava a história do presidente Lula.
Na apuração das agremiações realizada nesta quarta-feira (18), a Acadêmicos de Niterói recebeu apenas duas notas 10. A escola teve diversos problemas técnicos durante sua apresentação, como alegorias que ficaram presas na saída da avenida e prejudicaram a escola seguinte que iria se apresentar.
Ações judiciais
Pelo menos dez ações judiciais e representações no Ministério Público e no Tribunal de Contas da União foram registradas contra a Acadêmicos de Niterói, tentando impedir a agremiação de desfilar no carnaval carioca no último domingo (15).
As ações alegavam que trechos do samba e da apresentação configurariam propaganda eleitoral antecipada. Pela Lei Eleitoral, só serão permitidas propagandas após o dia 16 de agosto.
O plenário do Tribunal Superior Eleitoral negou liminar para proibir o desfile, porém, ministros alertaram que possíveis condutas no evento poderiam ser analisadas posteriormente e resultar em punições.
O presidente Lula compareceu à Marquês de Sapucaí e acompanhou o desfile em um camarote da Prefeitura do Rio de Janeiro, ao lado do prefeito da cidade, Eduardo Paes.




