Tóquio, Japão – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira-dama Janja da Silva foram recebidos pelo imperador do Japão, Naruhito, e pela imperatriz Masako, nesta terça-feira (25). A cerimônia de boas-vindas, com honras militares, ocorreu no Palácio Imperial, em Tóquio, no primeiro ato oficial da visita de Estado de Lula no país, noticiou a Agência Brasil.
O Palácio do Itamaraty informou que a visita de Estado é considerada a mais relevante do ponto de vista diplomático, sendo a primeira do gênero organizada pelo Japão desde 2019.
Este ano, Brasil e Japão celebram 130 anos de relações diplomáticas. O Brasil abriga a maior população descendentes fora do Japão, com cerca de 2 milhões de pessoas, enquanto o Japão abriga a quinta maior comunidade brasileira no exterior, com cerca de 200 mil pessoas.
Após a recepção, Lula e Janja cumprimentaram a delegação japonesa, ao som de músicas brasileiras, como Aquarela do Brasil, de Ary Barroso, executada pela banda militar imperial do país anfitrião.
Em seguida, Lula seguiu para uma reunião reservada com o casal imperial. Na agenda oficial, após o encontro reservado e cumprimentos do casal imperial à delegação brasileira, estava previsto um almoço privado do presidente.
Na programação, ainda às 15h Lula se reunirá integrantes da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC). No início da noite desta terça, a delegação brasileira participará de um jantar oferecido pelas majestades imperiais.
Na quarta-feira (26), Lula participará do Fórum Empresarial Brasil-Japão, com cerca de 500 empresários de ambos os países, e terá uma reunião com o primeiro-ministro Shigeru Ishiba, seguido de um jantar oferecido pelo anfitrião no Palácio Akasaka.
Carne brasileira
Uma das expectativas da viagem é de abrir o mercado japonês para a carne bovina brasileira e avançar nas negociações para um acordo entre o Japão e os países do Mercosul (Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai).
O Japão foi o terceiro maior parceiro comercial do Brasil na Ásia e terceiro maior destino de exportações brasileiras à região, com intercâmbio comercial de US$ 11 bilhões e superávit de US$ 148 milhões.
Em 2023, o Japão respondia por um total de US$ 35 bilhões em investimentos diretos no país, sendo o nono maior estoque de Investimentos Estrangeiros Diretos (IED) no Brasil e o segundo maior investidor asiático.
Foto: Reprodução/Youtube



