Brasília – O governo brasileiro deve voltar a exigir visto de entrada para turistas dos Estados Unidos, Canadá e Austrália a partir de 10 de abril, quando termina o prazo de prorrogação da isenção para cidadãos desses três países.
Segundo a G1 e a CNN, não há previsão de uma nova prorrogação após essa data devido à ausência de reciprocidade, ou seja, os brasileiros precisam de visto para entrar nesses países.
O setor do turismo se opõe à medida, argumentando que ela pode reduzir o número de visitantes. A isenção de vistos para Estados Unidos, Canadá e Austrália, além do Japão, foi implementada em 2019, durante o governo de Jair Bolsonaro, e mantida nos dois primeiros anos do governo Lula.
No entanto, apenas com o Japão houve avanços nas negociações, resultando na isenção de vistos de até 90 dias para brasileiros que visitam o país e na manutenção do benefício para japoneses que viajam ao Brasil.
“Não se cobrará visto do Japão porque avançamos na relação diplomática e os dois países não cobram mais o visto um do outro, o que permitiu aumentar muito o número de japoneses em turismo no Brasil”, disse Marcelo Freixo, presidente da Embratur, em entrevista à CNN.
A exigência de visto para os três países deveria ter entrado em vigor em outubro de 2023, mas foi adiada diversas vezes devido a pressões do setor e dificuldades operacionais.
O Ministério do Turismo afirmou que está trabalhando em conjunto com o Ministério das Relações Exteriores para aplicar o princípio da reciprocidade e desenvolveu um sistema que permite a emissão de vistos em menos de 24 horas, visando facilitar o processo e minimizar o impacto no fluxo de turistas.
Foto: Ministério do Turismo



