Rio de Janeiro – Durante um painel do G20 Social, realizado no sábado (16), no Rio de Janeiro, a primeira-dama Rosângela Silva, a Janja, xingou o empresário Elon Musk, dizendo: “Eu não tenho medo de você. Inclusive, f… you, Elon Musk”, sendo aplaudida por apoiadores, noticiou a mídia local.
O xingamento foi feito quando ela falava sobre regulamentação das redes sociais. Em resposta, Musk, que é dono da Tesla, da Space X e também da rede social X, publicou apenas o seguinte: “Eles vão perder as próximas eleições”, referindo-se ao grupo liderado por Luiz Inácio Lula da Sila (PT), presidente do Brasil.
A atitude da primeira-dama gerou comentários nas redes sociais, as quais o governo do Brasil tanto quer restringir. E não foram apenas aqueles que apoiam Jair Bolsonaro, mas também o ex-candidato à presidência, João Amoêdo: “Inaceitável que a primeira-dama, em uma palestra institucional, ofenda alguém dessa maneira. Uma postura imatura, deslumbrada e inconsequente, incompatível com a posição que ocupa.”
A rede X foi suspensa recentemente pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), por não cumprir uma ordem judicial. Agora Musk foi anunciado como ministro do Departamento de Eficiência Governamental do futuro governo Donald Trump, nos Estados Unidos, é próximo a Jair Bolsonaro.
O próprio Bolsonaro comentou que a atitude de Janja poderia resultar em um “problema diplomático” para o Brasil.
O deputado federal Marcel van Hatten (Novo-RS) protocolou junto à Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara um pedido de convocação do chanceler Mauro Vieira, segundo a Gazeta do Povo.
Segundo o deputado, o ministro deve prestar esclarecimentos sobre “os impactos diplomáticos da declaração ‘cheia de classe’ e irresponsável de Janja”.
O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) questionou a capacidade da administração do país, citando o “nível” preocupante da gestão Lula.
Quem também não deixou passar foi o ex-deputado federal Deltan Dallagnol. “A primeira-dama do Brasil, Janja Lula da Silva, mandou Elon Musk ‘se f*der’ em pleno evento do G20, onde estão reunidas lideranças das maiores economias do mundo. É diplomacia de alto nível, digna do país bananeiro que se tornou o Brasil do governo Lula em lua de mel com o STF”, criticou.
E o governo?
O site Metrópoles publicou que ministros e diplomatas brasileiros criticaram, nos bastidores, o ataque de Janja Silva contra Musk.
Na rede X, até alguns perfis de extrema-esquerda não concordaram com a atitude da primeira-dama.
Mais tarde, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chamou a atenção de Janja, enfatizando que não é necessário ofender ninguém e que a luta contra a fome deve ser pautada pela indignação da sociedade, sem recorrer a ataques pessoais.
Já o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, concordou com o insulto de Janja contra Musk.
“A verdade é que Janja falou o que estava preso nas nossas gargantas. Esse é o sentimento sobre Elon Musk e sua interferência negativa na política internacional”, publicou o ministro na rede X, de Musk.
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
A primeira dama Janja Silva



