Sapporo, Japão – O Festival de Neve de Sapporo teve início nesta quarta-feira (4), na capital de Hokkaido. Em sua 76ª edição, o evento reúne 210 esculturas de gelo e neve distribuídas em três locais da cidade.
Com entrada gratuita, a expectativa é de que mais de 2 milhões de pessoas visitem o festival ao longo dos oito dias, até o dia 11, informou a agência Jiji Press.
No Parque Odori, principal palco do evento, chamam a atenção cinco grandes esculturas de neve, todas com mais de 10 metros de altura. Entre os destaques estão a reprodução do dogu oco da era Jomon, primeira peça desse período a ser designada Tesouro Nacional em Hokkaido, e o Auditório Memorial Furukawa, da Universidade de Hokkaido, construído em 1909.
O local também abriga 80 esculturas produzidas por moradores de Sapporo, com votação de popularidade aberta ao público por meio de um aplicativo para smartphone.

As grandes esculturas de neve, que são um dos principais atrativos do festival, vinham sendo tradicionalmente produzidas em número maior pela 11ª Brigada do Comando Regional Norte das Forças de Autodefesa do Japão. No entanto, devido ao agravamento do cenário internacional, o número dessas obras vem sendo reduzido gradualmente e, a partir do próximo ano, apenas uma escultura desse porte será montada.
Diante dessa mudança, o banco regional Hokuyo formou, a partir desta edição, um time de projeto para participar da produção das grandes esculturas de neve. Cerca de dez integrantes estiveram envolvidos nos trabalhos, aproveitando a experiência para aprender técnicas e acumular conhecimento, com foco na continuidade do festival nos próximos anos.




