Comemorar a entrada de um novo ano pode ser diferente em cada país. No Brasil, já estamos acostumados com tradições como vestir branco, pular as sete ondas no mar e comer lentilhas na passagem do ano. Mas como outros países celebram a entrada de um novo ano? Conheça alguns costumes ao redor do mundo.
Dinamarca

Quando o relógio marca meia-noite no dia 31, os dinamarqueses têm o costume de pular de cima de uma cadeira, simbolizando um “pulo para o próximo ano” e deixando o azar para trás.
Escócia

Existe uma tradição na Escócia chamada “first footing” (“primeiro passo”, numa tradução literal), em que a primeira pessoa a entrar em sua casa depois da meia-noite trará boa sorte. Esta pessoa geralmente leva um presente simbólico, como pão, carvão, sal ou uísque; simbolizando fartura para o próximo ano.
A crença diz que, de preferência, precisa ser um homem alto e com cabelos escuros, numa alusão aos tempos em que era preciso enfrentar os vikings, que eram homens grandes e tinham cabelos claros.
Grécia

Os gregos têm o costume de pendurar cebolas nas portas de casa, como sinal de renascimento e crescimento. Na manhã do primeiro dia do novo ano, os pais encostam as cebolas na cabeça dos filhos como sinal de sorte.
Eles também comem um bolo chamado “vasilopita”, que tem uma moeda escondida no meio. Quem encontrar a moeda terá boa sorte no próximo ano. Além disso, há o costume de esmagar uma romã na porta de casa após a meia-noite. Quanto mais sementes e suco ela tiver, maior o sinal de que o novo ano será bom.
Países da América Latina

A América Latina compartilha muitas tradições que os brasileiros já tem familiaridade, como comer 12 uvas na passagem do ano, comer lentilhas e vestir cores de acordo com os desejos para o ano novo.
Mas algumas são mais desconhecidas, como o costume de dar uma volta no quarteirão com uma mala vazia durante a passagem de ano, simbolizando um pedido de um ano com viagens e aventuras. Países como Equador, Chile Colômbia e México seguem esta tradição.
No Equador também existe um ritual chamado “años viejos”, onde as famílias criam espantalhos que são queimados à meia-noite, simbolizando o fim das dificuldades e início de um novo ciclo.
Finlândia

Os finlandeses têm uma prática conhecida como “molibdomancia”. Ela consiste em jogar chumbo ou estanho derretido dentro de um pote com água e as formas que saem da água são interpretadas como sinais de bom ou mau agouro para o próximo ano.




