Estados Unidos – Marck Zuckerberg anunciou por meio de um vídeo na terça-feira (7) o fim do programa de verificação de fatos e a suspensão de restrições a publicações nas plataformas da Meta, controladora do Facebook e Instagram.
Para Zuckerberg, as políticas de moderação de conteúdo e verificação foram “longe demais”, noticiou o Conexão Política.
Ele acrescentou que é preciso restaurar a liberdade de expressão nas plataformas.
“Vamos voltar às nossas raízes e nos concentrar em reduzir erros, simplificar nossas políticas e restaurar nossas plataformas”, afirmou.
O CEO da Meta disse que implantará um sistema de “notas da comunidade” semelhante ao usado pelo X (antigo Twitter), do bilionário Elon Musk, que integrará o governo do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump.
O novo modelo será inicialmente aplicado nos Estados Unidos antes de ser expandido globalmente, segundo ele.
A política de verificação de fatos foi introduzida após a eleição de 2016, com o objetivo de combater a desinformação.
Entretanto, Zuckerberg afirmou que essas medidas foram em grande parte motivadas por “pressão política” e que agora é o momento de repensar as diretrizes.
Ele citou: “Países latino-americanos têm tribunais secretos que podem ordenar que as empresas retirem as coisas silenciosamente”, numa clara referência ao Brasil.
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, chegou a citar a Meta em um discurso em abril de 2024 como “uma das maiores colaboradoras da Justiça”.
Nova etapa
Em novembro de 2024, Zuckerberg se encontrou com o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump.
O encontro ocorreu graças a Stephen Miller, que é conselheiro de Trump, e que busca atrair magnatas da tecnologia e grandes empresários para o bloco republicano
.
Miller disse que o CEO da Meta reconheceu a liderança de Trump, chamando-o de “agente de mudança e prosperidade” e manifestou interesse em participar dessa agenda. “Eu quero fazer parte disso”, teria dito o proprietário da Meta.
Foto: Reprodução/Brasil Paralelo
México irá exportar 1 milhão de barris de petróleo para o Japão, afirma presidente
Cidade do México, México - O México vai exportar 1 milhão de barris de petróleo bruto para o Japão, em...
Read moreDetails




