Asahikawa, Japão – A assembleia municipal de Asahikawa, em Hokkaido, aprovou na semana passada um acordo judicial que prevê o pagamento de 70 milhões de ienes à família de uma estudante do ensino ginasial (chuugakkou) que cometeu suicídio em 2021 após sofrer bullying, informou a emissora local HBC.
O caso envolve Saaya Hirose, que tinha 14 anos, então aluna do segundo ano do ginásio. Ela fugiu de casa em fevereiro de 2021 e foi encontrada morta no mês seguinte em um parque na cidade de Asahikawa, depois de ter confidenciado a um amigo que queria morrer. Seu corpo estava congelado e coberto de neve devido ao intenso frio que fazia na época.
Em 2024, uma comissão instituída pelo município reconheceu a relação de causa entre o bullying e o suicídio.
Com base nessa conclusão, os familiares entraram com ação judicial em fevereiro de 2025, pedindo cerca de 115 milhões de ienes em indenização. A acusação sustentava que a escola e o conselho municipal de educação teriam evitado reconhecer oficialmente os casos de bullying.
Após a primeira audiência, realizada em junho de 2025, o Tribunal Regional de Asahikawa recomendou um acordo no valor de 70 milhões de ienes.
Em um comunicado, o prefeito de Asahikawa, Hirosuke Imazu, expressou profundas condolências à estudante falecida e à família. Ela afirmou que o município encara com extrema seriedade o fato de não ter conseguido proteger uma vida com futuro promissor.
O prefeito reconheceu que a comissão de avaliação apontou responsabilidades da escola e do conselho de educação, declarou profunda reflexão sobre o ocorrido e prometeu enfrentar a questão com sinceridade, sem se esquivar das responsabilidades.
Por fim, destacou que a cidade se empenhará ao máximo para evitar a repetição de casos semelhantes, reforçando medidas para garantir que crianças e adolescentes possam estudar e viver em um ambiente seguro.





E os alunos que fizeram Ijima com ela? Ficam impunes?