Shiga – Um grave surto de intoxicação alimentar em instituições de repouso na província de Shiga resultou na morte de uma pessoa e deixou outras 64 enfermas. Segundo informações divulgadas pelo governo provincial no dia 5 deste mês, residentes do lar de idosos Enyu no Sato, localizado na cidade de Kusatsu, começaram a apresentar sintomas severos como diarreia e vômitos. A investigação inicial aponta que a mesma cozinha responsável pelo preparo das refeições nesta unidade também fornece alimentos para outros quatro lares de idosos nas cidades de Kusatsu e Moriyama.
Até o momento, o balanço oficial indica que 65 pessoas, entre residentes e funcionários, foram afetadas pelo surto. Deste total, cinco pacientes precisaram de hospitalização imediata devido à gravidade do quadro e um idoso não resistiu às complicações e faleceu. Exames laboratoriais realizados em amostras de fezes dos residentes confirmaram a presença de norovírus, o que levou o centro de saúde pública local a classificar oficialmente o incidente como um caso de intoxicação alimentar coletiva.
As autoridades sanitárias concentram a investigação no cardápio servido no dia 3, que incluía itens como sushi inari. Os primeiros relatos de mal-estar surgiram já no dia seguinte ao consumo. O centro de saúde pública permanece inspecionando as instalações de preparo de alimentos para identificar a origem exata da contaminação e evitar que o vírus se espalhe para outras unidades de atendimento a idosos na região.
Fonte: MBS / Imagem: Reprodução




