Nagoia, Japão – O Aquário do Porto de Nagoia, localizado no distrito de Minato, na capital de Aichi, deu início a um amplo projeto de renovação estrutural, mirando o futuro após mais de 30 anos de operação.
O aquário, conhecido por seu enorme tanque principal e pelas áreas de observação subaquática, atravessa agora um momento decisivo desde a inauguração dos dois prédios: o pavilhão sul, em 1992, e o pavilhão norte, em 2001.
De acordo com a Chukyo TV, o principal motivo da intervenção é a deterioração causada pelo tempo e pela maresia. Tanques de exposição, sistemas de filtragem e circulação de água salgada, além de equipamentos de controle de temperatura — essenciais para o bem-estar dos animais — atingiram um estágio em que uma renovação completa se tornou indispensável.
Novo complexo para pinguins é o destaque
A parte mais aguardada do projeto é o novo “Centro de Exibição de Pinguins”, que reunirá quatro espécies já presentes no aquário: imperador, gentoo, Adélie e de penacho-amarelo. O espaço promete oferecer aos visitantes uma imersão no ambiente antártico a partir de diferentes perspectivas, além de apresentar resultados recentes de pesquisas científicas.
O novo prédio terá área construída de cerca de 3.500 m² e um volume de água aproximado de 350 toneladas.
Segundo o Nagoya Port Management Association, responsável pela administração, o aquário atualmente mantém cerca de 150 pinguins polares no terceiro andar do pavilhão sul. No entanto, o sistema de climatização necessário para manter a temperatura ambiente em -2°C e a água a 8°C já está desgastado. Para substituí-lo, seria preciso retirar todos os pinguins do local — algo inviável.
A alternativa de enviar temporariamente as aves para outras instituições foi descartada, assim como a construção de uma instalação provisória, por questões de estrutura e adequação ambiental. Assim, a construção de um novo espaço fixo tornou-se a solução mais realista.
Bem-estar animal e conforto para visitantes
Com o aumento expressivo da população de pinguins — de 76 aves na abertura para cerca de 150 atualmente — o espaço atual ficou pequeno. Para garantir o bem-estar dos animais e manter os esforços de conservação da espécie, a criação de uma nova instalação tornou-se essencial.
O novo centro será construído na área conhecida como “Shiokaze Hiroba”. O projeto também prevê a inclusão de espaços de alimentação, o que ajudará a resolver um problema antigo: a falta de locais cobertos para refeições em dias de chuva.
Além do novo prédio para pinguins, o plano inclui melhorias em praticamente todo o complexo: área da Antártica e dos mares do Japão (pavilhão sul), assentos de observação subaquática, tanques de orcas, golfinhos e belugas (pavilhão norte) e hall de entrada, entre outros espaços.
O objetivo inclui modernizar o aquário para que todos os visitantes desfrutem de uma experiência mais confortável, acessível e adequada a diversas necessidades.
O Nagoya Port Management Association publicou a minuta do plano básico em seu site oficial e em outros canais, abrindo consulta pública. As opiniões coletadas ajudarão na formulação do plano definitivo, previsto para conclusão ainda no ano fiscal de 2025.




