Tóquio, Japão – O número de casos de infecção intestinal (gastroenterite infecciosa) no Japão continua alto para esta época do ano. A doença causa vômito, febre e diarreia, e especialistas alertam para a necessidade de reforçar os cuidados com a higiene das mãos.
A gastroenterite infecciosa é provocada por vírus como o norovírus, que pode se espalhar facilmente, segundo a emissora NHK. A infecção ocorre ao consumir alimentos contaminados ou ao tocar em objetos, vômito ou fezes de pessoas infectadas.
Normalmente, a doença tem picos de contágio no inverno e também entre a primavera e o início do verão. No entanto, neste ano, os casos continuam elevados mesmo no outono.
Número elevado
De acordo com o Instituto Nacional de Gestão de Crises em Saúde, cerca de 2.000 clínicas pediátricas relataram, na semana até 28 de setembro, uma média de 3,67 pacientes por unidade, o maior número para este período em dez anos.
Por província, os maiores índices foram registrados em Oita, com 6,64 pacientes por clínica; Gifu, com 6,59; Miyazaki, com 5,67, e Gunma, com 5,64.
Higiene das mãos
O professor Hirokazu Kimura, da Gunma Paz University, explica que o aumento pode estar relacionado à presença de diversos tipos de vírus, além do norovírus.
Ele aponta que diferentes variantes podem estar se espalhando em momentos e regiões distintas, mantendo o número de casos elevado.
“Lave bem as mãos com sabão e água corrente após usar banheiros públicos e antes das refeições. Mesmo no inverno, quando a água fria pode desanimar, esse cuidado é fundamental para evitar infecções”, alertou o especialista.




