Kofu, Japão – A província de Yamanashi planeja cobrar uma taxa obrigatória de 4.000 ienes por pessoa para escalar o Monte Fuji a partir da próxima temporada no verão de 2025, informou a emissora NHK nesta quinta-feira (19).
Yamanashi adotou a cobrança de uma taxa obrigatória de 2.000 ienes na temporada de 2024 e manteve a taxa voluntária de 1.000 ienes para conservação ambiental que já existia.
Agora, a província planeja aumentar a taxa obrigatória para 4.000 ienes e eliminar a taxa voluntária.
Para reduzir a superlotação no cume e desestimular subidas rápidas noturnas (“escalada-relâmpago”), será instalado um portão no 5º estágio que permanecerá fechado das 14h até as 3h do dia seguinte.
Shizuoka também propôs medidas semelhantes, com taxa de 4.000 ienes e fechamento do portão no mesmo horário. As duas províncias concordaram em alinhar suas políticas considerando as características regionais.
O governo de Yamanashi planeja apresentar essas medidas em uma reunião na sexta-feira (20), na cidade de Fujiyoshida, localizada aos pés do Monte Fuji.
Foto: iStockphoto



