Osaka, Japão – Um grupo de pesquisadores do Hospital Kitano, em Osaka, anunciou na semana passada que começará um ensaio clínico usando um medicamento que estimula o nascimento de dentes em pessoas banguelas de nascença ou que foram obrigadas a remover um ou mais dentes devido a cáries e outros problemas, informou a emissora Kansai TV.
Esse tipo de medicamento é inédito no mundo.
A condição conhecida como “agenesia dentária congênita”, que afeta cerca de 0,1% da população e é fortemente influenciada por fatores genéticos, faz com que indivíduos deixem de desenvolver mais de seis dentes.
Isso pode prejudicar a capacidade de mastigar alimentos e falar, além de impactar negativamente o crescimento das crianças. Até agora, os tratamentos disponíveis para adultos eram limitados a próteses dentárias e implantes.
A pesquisa, baseada inicialmente em experimentos com ratos, descobriu que inibir a ação de certas proteínas pode promover o crescimento dos dentes.
O estudo será ampliado para ensaios em humanos adultos saudáveis com falta de dentes, começando em setembro deste ano na Faculdade de Medicina da Universidade de Quioto. O medicamento será administrado por via intravenosa e não oral.
Katsu Takahashi, chefe do departamento de cirurgia bucal e maxilofacial do Hospital Kitano, destacou que esta nova terapia representa uma terceira modalidade de tratamento e espera que ela se torne uma opção estabelecida.
Ele também esclareceu que não há risco de dentes crescerem em locais inesperados do corpo, como cabeça ou mãos, já que o método requer a presença de raízes dentárias.
O grupo de pesquisadores planeja expandir o ensaio clínico para incluir crianças com agenesia dentária congênita e espera que o tratamento esteja disponível comercialmente até 2030.
Eles também estão investigando a possibilidade de usar o medicamento para criar um “terceiro conjunto de dentes” após a perda dos permanentes devido a cáries ou outras condições.
Foto: Reprodução/KTV
Dente que nasceu em rato durante testes do medicamento




