A seleção brasileira feminina de vôlei começou a segunda fase do Campeonato Mundial da mesma forma como terminou a primeira: com vitória. Neste sábado, o time do técnico Zé Roberto superou a Tailândia por 3 sets a 0 (25/19, 25/19 e 25/16), no ginásio Nippongaishi, em Nagoia (Aichi). O próximo desafio do Brasil será neste domingo, às 15h30, contra Cuba.
“Brasil e Cuba são rivais históricos. Este grupo está reformulado, não conhecemos todas as jogadoras, mas temos que entrar muito concentradas. Cuba correu o risco de não se classificar para a segunda fase do Mundial, mas conseguiu. Elas vão entrar para tentar conseguir alguma coisa diante do Brasil. Jogar contra as cubanas é sempre difícil. Elas têm um estilo de jogo forte, baseado no vigor físico e nas provocações. Temos de manter a atenção e a serenidade”, comentou a líbero Fabi, uma das líderes da seleção brasileira dentro e fora de quadra.
Lembranças de Nagoia
Há cinco anos, a seleção brasileira chegava ao primeiro título da Copa dos Campeões. A lembrança da conquista foi a primeira que veio à mente de algumas jogadoras assim que chegaram a Nagoia, palco do ouro inédito. Para as hoje veteranas Sheilla, Fabiana e Sassá, que em 2005 começavam a conquistar espaço no time verde e amarelo, a cidade japonesa tornou-se especial. Agora, elas pretendem sair de Nagoia com outra boa recordação: a da conquista da vaga nas semifinais da competição mais importante do ano.
“Assim que chegamos aqui, nos olhamos e nos lembramos daquele título da Copa dos Campeões. Foi realmente muito especial. A seleção tinha passado por uma renovação, o grupo era jovem. Nós estávamos chegando ao time e conseguimos conquistar um título inédito para o Brasil. Agora, espero que Nagoia também fique marcada por ser a cidade onde conseguimos a classificação para as semifinais do Mundial”, disse a hoje capitã Fabiana, eleita o melhor bloqueio da competição de 2005.
A ponteira Sassá, jogadora do grupo atual que mais vezes vestiu a camisa da seleção brasileira, também se recorda com carinho da conquista. “Quando o ônibus chegou a Nagoia, lembramos imediatamente de 2005. Até o hotel é o mesmo. Foi um ano maravilhoso. O grupo era novo, não éramos as favoritas, não tínhamos o melhor time, mas conquistamos o título na base da superação. Nagoia traz excelentes recordações. Espero que seja assim neste ano também”, comentou Sassá, que recebeu o prêmio de melhor saque da Copa dos Campeões.
Tabela do grupo F do Mundial
Local dos jogos: Ginásio Nippongaishi – Nagoia
06.11 – Holanda x Cuba – 11h
06.11 – República Tcheca x Estados Unidos– 13h15
06.11 – BRASIL x Tailândia – 15h30
06.11 – Itália x Alemanha – 18h
07.11 – Holanda x Tailândia – 11h
07.11 – República Tcheca x Alemanha – 13h15
07.11 – BRASIL x Cuba – 15h30
07.11 – Itália x Estados Unidos – 18h
09.11 – República Tcheca x Cuba – 11h45
09.11 – BRASIL x Alemanha – 14h
09.11 – Itália x Tailândia – 16h15
09.11 – Holanda x Estados Unidos – 18h30
10.11 – República Tcheca x Tailândia – 11h45
10.11 – BRASIL x Estados Unidos – 14h
10.11 – Holanda x Alemanha – 16h15
10.11 – Itália x Cuba – 18h30
foto
Jaqueline faz defesa na partida contra a Tailândia
Divulgação/FIVB




