Hyogo, Japão – O Brasil conquistou mais duas medalhas de ouro no domingo (19) no Mundial de Atletismo Paralímpico, que está sendo disputado em Kobe, na província de Hyogo. Com as conquistas de André Rocha e de Thalita Simplício, além da medalha de bronze de Felipe Gomes, o time brasileiro chegou ao total de 14 pódios, sendo oito ouros, quatro pratas e dois bronzes, publicaram o G1 e a Agência Brasil.
O país está na segunda posição no quadro geral de medalhas da competição, atrás apenas da China, que tem dez ouros, oito pratas e oito bronzes, num total de 26 medalhas.
A atleta Thalita Simplício garantiu o tricampeonato mundial da prova dos 400 metros da classe T11 (deficiência visual) com o tempo de 57s45, superando a atual recordista mundial da prova, a chinesa Liu Cuiqing.
A foi uma prova dura para Thalita. Apenas nos metros finais ela e seu guia conseguiram assumir a liderança. Chegando perto da linha de chegada, Thalita caiu, mas conseguiu ultrapassar a marca e vencer a corrida.
A categoria T11 é para atletas com deficiência visual quase total. Alguns deles têm a capacidade de identificar um objeto a 25cm, mas todos competem com óculos escuros e com um guia.
E André Rocha brilhou na prova do lançamento de disco pela classe F52, com a marca de 20,72 metros para se tornar bicampeão mundial.
Rocha comentou: “Sensação única. São tantas coisas que passamos. Fui campeão em Londres 2017, mas fiquei fora do esporte por um tempo depois daquele feito. Voltei no ano passado, com o bronze em Paris 2023. E agora, com um ano muito bom para mim, conquistar o bicampeonato. Estou vivendo um momento muito bom. É a minha volta por cima.”
A terceira medalha do Brasil do domingo foi a de bronze, conquistada pelo velocista Felipe Gomes na prova dos 400 metros da classe T11. Ele finalizou na terceira colocação com o tempo de 52s65, a sua melhor marca do ano.
Foto: Reprodução/CPB
André Rocha




