Um grupo formado pelas cidades com maior concentração de estrangeiros no Japão vai criar um pacto de ajuda mútua em casos de grandes desastres e calamidade pública, como terremotos. Representantes dessas cidades, totalizando 28, reúnem-se nesta segunda-feira em Tóquio para discutir a questão.
Caso ocorra alguma tragédia, as cidades que receberem solicitações de ajuda deverão divulgar, através da internet, informações traduzidas da situação para que os estrangeiros possam entender o que está acontecendo e saibam que procedimentos tomar, caso não dominem o idioma japonês. Em ocorrências mais graves, funcionários poderão ser enviados aos locais para ajudar os estrangeiros.
O grupo, chamado de Gaikokujin Shuujuu Toshi Kaigi, foi criado em 2001 e se reúne pelo menos uma vez por ano para discutir questões envolvendo estrangeiros, em especial brasileiros, que formam a maioria nas 28 cidades. Segundo o jornal Chunichi, esta é a primeira vez que os membros elaboram uma coordenação de teor mais prático. Nos outros encontros, de uma forma geral os temas discutidos foram colocados no papel e encaminhados ao governo central.
As 28 cidades que fazem parte do grupo
Gunma – Isezaki, Ota e Oizumi
Nagano – Ueda e Iida
Gifu – Ogaki, Minokamo e Kani
Shizuoka – Hamamatsu, Fuji, Iwata, Kakegawa, Fukuroi, Kosai e Kikugawa
Aichi – Toyohashi, Okazaki, Toyota, Nishio, Komaki e Chiryu
Mie – Tsu, Yokkaichi, Suzuka e Iga
Shiga – Nagahama, Konan e Koka
foto
Em 2001, a primeira reunião das cidades aconteceu em Hamamatsu
Arquivo




