O brasileiro Fabrício Rossi de Freitas, condenado a 23 anos de prisão em primeira instância por ter atropelado e matado três japoneses em Nagoia (Aichi), entrou com um pedido de apelação da sentença e agora o caso poderá ir parar no Tribunal Superior de Justiça. A informação é do jornal Mainichi deste sábado. Mesmo com a apelação, o brasileiro permanece detido no presídio.
O caso aconteceu no dia 1º de fevereiro deste ano. Freitas, 27 anos, avançou o sinal vermelho em um cruzamento na rota 1. Como estava em alta velocidade (cerca de 120 quilômetros por hora, segundo a Promotoria Pública), ele não conseguiu fazer uma curva e atropelou pessoas que esperavam o sinal para pedestres abrir na calçada, causando a morte de três delas.
Outros três brasileiros ocupavam o carro envolvido no acidente. Na hora, todos fugiram. Pouco antes do atropelamento, Freitas fugia de uma viatura policial que tinha notado um comportamento estranho dos seus ocupantes. Durante a perseguição, ele acelerou e não conseguiu fazer a curva, acertando as vítimas. Mais tarde, com a prisão dos brasileiros, descobriu-se que eles faziam parte de um grupo que roubava peças e acessórios de carros.
A sentença em primeira instância foi dada no dia 22 de outubro pelo juiz Osamu Ito, do Tribunal Regional de Nagoia, e por um júri popular. “Foi grave o fato do réu ter dirigido impensadamente de uma forma perigosa e tirado a vida de três pessoas. Além disso, fugiu do local, o que agravou a situação”, disse o juiz.




