Macau, China – O mesatenista brasileiro Hugo Calderano conquistou o título inédito da Copa do Mundo de Tênis de Mesa realizado em Macau. Ele venceu o chinês Lin Shidong na final por 4 a 1.
“Eu comecei não muito confortável, perdi o primeiro set, mas consegui fazer alguns ajustes táticos e também estava muito pronto mentalmente quando a chance apareceu. Estou muito orgulhoso também de conseguir representar tão bem o Brasil e trazer um título desse tamanho para o nosso país”, disse em entrevista para a Federação Internacional de Tênis de Mesa após o jogo.
A conquista faz Calderano entrar para a história do tênis de mesa brasileiro. Ele que é o número 5 do mundo e venceu o atual líder do ranking, noticiou o G1.
O brasileiro precisou de menos de uma hora de jogo para conquistar o título, e foi de virada, com parciais de 6/11, 11/7, 11/9, 11/4 e 11/5.
Calderano era o único atleta de fora da Ásia na disputa, e se tornou o primeiro mesa-tenista fora da Ásia e da Europa a ser campeão da competição.
O mesatenista já havia conquistado uma medalha inédita para o Brasil na Copa do Mundo ao vencer nas quartas de final o japonês Tomokazu Harimoto, terceiro do ranking mundial, uma vez que não há disputa de bronze. Nunca um mesa-tenista latino-americano disputou a decisão da competição.
O brasileiro já havia disputado uma partida contra Shidong nas quartas de final do WTT Contender, de Durban, em 2023, vencendo a partida.
Na Copa do Mundo em Macau, Calderano vinha de seis vitórias consecutivas. Ele superou o canadense Eugene Wang (65º), o japonês Yukiya Uda (30º), o japonês Hiroto Shinozuka (29º), o japonês Tomokazu Harimoto (3º) e, nas semifinais, o chinês Wang Chuqin (2°).
Esta é a sexta edição de Copa do Mundo disputada por Hugo. Até então, o melhor resultado dele e do Brasil eram as quartas de final em 2019.
Antes de voltar a representar o Brasil, ele ainda terá compromissos pelo Liebherr Ochsenhausen, seu clube na Alemanha. No próximo domingo (27), Calderano disputa a semifinal da Bundesliga. Essa, inclusive, pode ser a despedida dele, que já anunciou que deixará a equipe ao término das competições, segundo a Confederação Brasileira de Tênis de Mesa.
Depois, a partir do dia 17 de maio, mais uma vez Hugo Calderano defenderá o Brasil, desta vez no Mundial, disputado em Doha, no Catar.
A competição é considerada tão importante quanto a Copa do Mundo, porém, com mais atletas na disputa e será realizada até o dia 25 de maio.
Foto: Luiza Moraes/COB




