Niigata, Japão – A Tokyo Electric Power Company (TEPCO) interrompeu na última quinta-feira (22) as operações do reator nº 6 da usina nuclear de Kashiwazaki-Kariwa, em Niigata, após descobrir um problema de segurança. Um dia antes, o reator havia voltado a funcionar depois de um hiato de 13 anos e 10 meses.
Segundo informações de Jiji Press, um alarme indicando uma falha no sistema de alimentação de energia do dispositivo que movimenta as barras de controle foi emitido às 0h28 de quinta-feira (22). Os trabalhos de remoção das barras de controle foram suspensos após a retirada de 52 das 205 barras do reator nº 6.
A TEPCO optou por interromper as operações do reator, visto que será necessário tempo para investigar as causas do problema. Não houve impacto do incidente no meio ambiente fora da usina nuclear.
A empresa afirmou que iniciaria os trabalhos para desligar o reator na noite de quinta-feira (22), após concluir as inspeções necessárias.
Atividades haviam sido retomadas um dia antes
A TEPCO havia religado o reator nº 6 do complexo de sete unidades de Kashiwazaki-Kariwa – a maior usina nuclear do mundo em capacidade de geração quando em plena operação – após uma falha de última hora no alarme das barras de controle durante um teste, o que obrigou a adiar a retomada, inicialmente prevista para terça-feira (20).
A empresa avaliou se era mesmo possível retomar as atividades após o alarme das barras de controle, projetado para soar quando duas ou mais barras são retiradas do núcleo de combustível do reator, não ser acionado durante um teste realizado no dia 17 no complexo.
A operadora informou aos órgãos reguladores nucleares que havia concluído uma inspeção final das barras de controle na manhã de quarta-feira (21).
A retomada das atividades da unidade nº 6 marca a 15ª reinicialização desde o acidente de Fukushima entre os 33 reatores nucleares operacionais do país.




