Tóquio, Japão – Um vídeo que circulou nas redes sociais mostrando um rato sobre o balcão de um restaurante de yakiniku no distrito de Shinjuku, em Tóquio, gerou forte repercussão e levou o estabelecimento a pedir desculpas pelo incidente, informou o portal J-Cast News.
O caso ocorreu no restaurante Shinjuku Yakiniku Horumon Inoue, que publicou no fim de semana um comunicado intitulado “Pedido de desculpas e aviso sobre falhas no controle de higiene da loja”.
A nota veio após a divulgação, no TikTok, de imagens registradas durante o horário de funcionamento, nas quais um rato aparece andando sobre o balcão, próximo à grelha e a guardanapos de papel.
No vídeo, um cliente percebe o animal — descrito como de cor marrom-clara e aproximadamente do tamanho de um pequeno prato — e, visivelmente confuso, pergunta a um funcionário se aquilo seria falso.
Ao notar que o rato se move, reage surpreso, enquanto uma cliente grita assustada. O animal circula calmamente pelo balcão, sem que os funcionários percebam de imediato, já que a altura da divisória dificultava a visualização. Em meio à situação, o cliente recolhe rapidamente a carteira que estava sobre o balcão.
As imagens se espalharam rapidamente também por outras redes sociais, como o X (antigo Twitter), provocando uma onda de críticas sobre as condições de higiene do local.
No comunicado, o restaurante confirmou que no dia 2 de janeiro de 2026, durante o expediente, houve a presença de um rato no interior da loja. A administração pediu desculpas aos clientes que estavam no local e também aos frequentadores habituais, afirmando que o episódio causou grande desconforto e preocupação.
O estabelecimento detalhou ainda as medidas adotadas antes e depois do incidente. Segundo a nota, em 7 e 21 de dezembro de 2025, haviam sido realizadas pulverizações regulares de produtos de controle de pragas por uma empresa especializada.
Após o ocorrido, no dia 3 de janeiro, foram feitos o relato interno do problema, a contratação de serviços de limpeza e a desinfecção do ambiente após o fechamento. No dia 4, a empresa publicou um pedido de desculpas e informações sobre as providências em seu site oficial, e no dia 5 comunicou formalmente o caso às autoridades sanitárias.
De acordo com o restaurante, a investigação do centro de saúde pública não resultou em orientação para suspensão das atividades. Ainda assim, como medida preventiva, a loja decidiu suspender o funcionamento nos dias 6 e 7 de janeiro, a fim de realizar uma limpeza profunda, desinfecção e reforço das ações para evitar a reincidência do problema, com apoio de empresas especializadas.
Por fim, o “Horumon Inoue” afirmou que irá aumentar a frequência das inspeções realizadas por profissionais externos e reforçar o controle sanitário, com o objetivo de garantir um ambiente seguro e confiável para os clientes.




